Durante os últimos anos as marcas se viram em uma situação bem fora do comum, como usar uma mídia nova para interagir com o público-alvo? Esse foi o caminho complexo que muitas empresas tiveram que percorrer para aproveitar e gerar negócios com o WhatsApp.
O grande problema é que até então todas as alternativas eram amadoras, com integrações não oficiais ou uso humano de interação. Contudo, algumas soluções apareceram com a criação do WhatsApp Business API e a expansão da inteligência artificial.
Dessa união surgiu a solução de chatbot WhatsApp que interage com o consumidor em tempo real, 24h por dia, durante todos os dias da semana.
Por que é importante interagir no WhatsApp?
O relatório Estado do Mundo Móvel 2020 apontou que o aplicativo de interação por voz, texto ou vídeos foi o mais usado em todo o mundo. No Brasil, o WhatsApp também lidera e o brasileiro passa, em média, 3 horas e 45 minutos por mês interagindo na ferramenta.
As pessoas estão no aplicativo interagindo com colegas e familiares, mas também com as marcas para solucionar diversos assuntos, tais como:
- dúvidas sobre produtos e ofertas;
- dúvidas sobre endereço e horário de atendimento;
- dúvidas sobre entrega;
- reclamações sobre diversos assuntos.
Ou seja, os consumidores interagem, de forma ativa ou passiva, com as marcas em diversos momentos da jornada de compra.
Estar presente no WhatsApp vai favorecer a sua empresa, já que ajudará o consumidor e também poderá evitar reclamações que podem chegar ao Reclame Aqui ou Procon por falhas no atendimento.
Como isso é possível?
O primeiro passo para aproveitar todo o potencial do WhatsApp é documentar as informações principais da sua empresa, mapear cenários de perguntas e respostas e elaborar um manual de atendimento.
A partir disso é possível usar uma solução de chatbot integrado ao WhatsApp para empresas, também conhecido como WhatsApp for Business, para programar um sistema que forneça suporte 24h por dia ao consumidor.
O chatbot se baseia em uma solução de inteligência artificial para aprender com os atendimentos gerados e evoluir nas possibilidades de resposta. Com o passar do tempo, você terá um sistema muito mais completo e eficiente para resolver suas principais demandas.
Com essa medida, alguns benefícios são esperados:
- redução do tempo de espera para atendimento;
- eliminação de conflitos de respostas;
- oferece um atendimento personalizado;
- fidelização de cliente;
- geração de novos pedidos;
- reconhecimento de marca;
- melhora a presença online;
- otimização dos recursos internos.
Todo empresário sabe que cada um dos pontos apresentados acima impacta diretamente em tempo e recursos financeiros, ambos importantes para a preservação da saúde da empresa.
Além disso, atuar com uma solução de ponta vai permitir ter mais competitividade e colocará sua empresa na vanguarda da tecnologia. Por fim, será uma maneira de deixar que os seus funcionários usem o tempo livre para elaborar novas estratégias de atendimento, seja para suporte ou vendas.
Venda mais com o uso do chatbot no WhatsApp
Já falamos aqui sobre vários dos benefícios que o uso profissional do WhatsApp pode trazer para sua empresa, mas este pode ser um dos fatores que podem influenciar uma decisão final: otimização de vendas.
Todo mundo sabe que encontrar bons vendedores e mantê-los motivados na operação é uma tarefa muito complicada. Ter ao menos três para intercalar um atendimento 24h é praticamente impossível, não acha?
É importante destacar que o horário do cliente pode ser bem diferente do horário que você disponibiliza para atendimento e isso pode ser crucial para aproveitar ou perder vendas.
Uma grande vantagem dos chatbots é ampliar a capacidade de vendas do seu time. Ele aprende com o comportamento de clientes atendidos para destacar os diferenciais do seu produto ou serviço e é capaz de responder diversas pessoas ao mesmo tempo, qualificar os contatos e passar para seu time humano apenas os casos quentes que exigem alguma validação mais completa.
Investir em um atendimento virtual mais completo vai possibilitar uma ótima experiência ao seu cliente ou em pessoas interessadas em seus serviços ou produtos. Se este tipo de solução ainda não faz parte dos seus planos, talvez este seja o momento de reconsiderar suas prioridades para 2020.
Por Mayk Souza