A gravidez é um momento delicado para todos, inclusive para cães e gatos. Veja as melhores orientações para que seu pet tenha uma gestação saudável.
Todos sabemos da importância dos cuidados na gestação humana, e esses cuidados não são diferentes para os pets. Cuidados específicos devem ser tomados para que esse período seja tranquilo tanto para você quanto para o seu bichinho.
Tanto na gestação de cães como na de gatos e de outros animais é necessário providenciar o melhor ambiente possível para que todo o ciclo passe de maneira tranquila, sem maiores dificuldades. Outro ponto importante é fazer acompanhamento através de consultas veterinárias para sempre ter a opinião embasada de um especialista.
Leia abaixo mais informações e dicas para fazer com que o ciclo de gestação do seu pet seja feito da melhor maneira possível.
Cuidados na gestação de cães e gatos
Cães e gatos são diferentes, claro, e possuem particularidades nas suas gestações. No entanto, como esses são os pets mais populares, decidimos primeiramente reunir algumas informações que serão úteis nos cuidados da gravidez desses dois bichinhos.
Primeiramente, temos o conhecimento de que existem inúmeras espécies de cães e gatos, e, com isso, existe uma enorme variedade de comportamento, tamanho, tipo de pelo etc.
Por esse motivo, é importante planejar bem a gravidez, visto que a diferença de tamanho entre os animais pode gerar complicações na hora do parto.
Também é importante lembrar que tanto os felinos como os cãezinhos, machos e fêmeas, devem estar com as vacinas em dia e saudáveis.
Como saber se a cadela está grávida?
No caso do animal não ser castrado, devemos ficar atentos a alguns sinais. Cães são animais bem mais caseiros que gatos, então é normal que os donos consigam saber o que seus cães fazem.
As cadelas, de forma geral, entram no cio a partir dos 6 meses de idade, e esse ciclo se repete a cada semestre.
A gestação canina tem uma duração de algo em torno dos 60 dias ou 2 meses. A barriguinha da sua cadelinha pode demorar a crescer, mas alguns outros sinais também podem ser observados.
No corpo da cachorrinha, por exemplo, pode ser observado o inchaço nas mamas. Na parte comportamental, um dos sinais é a redução de apetite.
Para confirmar a gravidez, o ideal é levar o seu pet no veterinário, assim teremos o acompanhamento ideal junto da confirmação que pode ser feita através do exame de ultrassom.
Como saber se a gata está grávida?
Da mesma forma que as cadelas, caso a gata não seja castrada, deve se ter muito cuidado. Os gatos, diferentemente dos cães, costumam sair e é frequente que a cruza ocorra nessas saídas.
As gatas também demonstram algumas mudanças físicas e comportamentais, dentre elas podemos destacar o crescimento das mamas e o cansaço que a gatinha aparenta sentir.
A gestação felina também dura cerca de 2 meses, mas, no primeiro mês, a barriguinha já começa a ficar maior e mais aparente.
Assim que você tiver a suspeita da gravidez, é recomendável que leve sua gatinha no veterinário para que os exames necessários para confirmar a gravidez sejam realizados e para que todas as orientações sejam feitas.
Quais são os cuidados na gestação dos pets?
Cães e gatos necessitam de cuidados básicos e atenção constante durante todo o ciclo de gravidez. Confira, abaixo, alguns desses cuidados.
- Alimentação: esse é um dos processos mais importantes para uma gravidez saudável. É normal que o animal aumente o apetite depois dos primeiros dias de gravidez. Também é comum que os médicos veterinários peçam para que a ração seja trocada para uma indicada para filhotes, pois é mais rica em calorias, proteínas e cálcio. No entanto, não se esqueça de tomar cuidado com o aumento excessivo de peso.
- Consultas veterinárias: procure manter uma regularidade em relação às consultas com o veterinário. O profissional irá sempre examinar e orientá-los acerca dos próximos passos, assim como alertá-los, caso tenha algo errado. As visitas ao veterinário devem ser feitas antes, durante e também após o parto.
- Passeios: os passeios com as cadelas devem continuar sendo realizados, mas atente-se a diminuir o ritmo das caminhadas. Evite estresses para seu pet e tente ir para lugares tranquilos.
- Banhos: caso o seu pet seja um animal que não gosta de água e se estressa muito durante esse momento de higienização, será necessário diminuir a frequência dos banhos para evitar estresse e até mesmo o parto prematuro.
Como se preparar para o parto?
Normalmente, na fase final da gravidez, os pets se isolam e procuram um lugar aconchegante para dar à luz e fazer seu ninho com os filhotes recém-nascidos.
Os donos podem ajudar seus pets providenciando toalhas ou cobertores para que o local escolhido fique confortável e para que o parto seja mais tranquilo.
Procure sempre deixar esse local limpo, com fácil acesso à água e aos alimentos. Também é necessário respeitar o espaço criado pelas novas mamães, pois assim como nós, elas também querem proteger seus filhotes acima de tudo.
Por fim, fiquem tranquilos, o parto em casa é comum e costuma ocorrer sem maiores complicações. Normalmente o processo dura cerca de 2 horas, mas caso perceba que está sendo muito demorado, o indicado é procurar um médico veterinário.