Corumbiara está no centro das atenções ambientais de Rondônia nesta semana. Nos dias 7 e 8 de maio, o município sedia o 5º Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, reunindo representantes de 34 cidades para trocar experiências e fortalecer o projeto “Colhendo sementes, construindo viveiros, plantando florestas”.
Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO), o projeto tem como meta estruturar viveiros nos municípios, promovendo a distribuição de mudas de árvores nativas como parte de uma política ambiental de longo prazo. A iniciativa conta com apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e do CIMCERO – o Consórcio dos Municípios de Rondônia, que atua na gestão do projeto.
Além de marcar o início de um novo ciclo, o encontro reforça o compromisso coletivo de todos os envolvidos. Para o vice-presidente do CIMCERO, Ney da Paiol, o projeto vai além da produção de mudas: “Estamos investindo no nosso futuro, conscientizando as pessoas e trabalhando para tornar nosso Estado um lugar cada vez melhor pra se viver”, afirmou.
Segundo o Juiz de Direito Maximiliano Deitos, idealizador da iniciativa, a meta para 2025 é ousada: chegar a 2,3 milhões de mudas produzidas. “Em 2021, quando começamos, eram 300 mil mudas. Neste ano, temos plenas condições de atingir nossa meta. Esse projeto é um sonho coletivo, e cada ação realizada é um passo a mais nessa evolução”, destacou.
