As cercas rurais são essenciais para a manutenção da segurança e organização das propriedades agropecuárias. Além de delimitar a área de plantio e pastagem, elas também são responsáveis por conter animais e evitar a entrada de predadores.
Contudo, a construção de uma cerca que realmente cumpra com seus objetivos requer planejamento e atenção a diversos fatores, tais como as características do terreno, o tamanho da cerca e o orçamento que você tem disponível. Por isso, montamos esse passo a passo para construir cercas rurais em terrenos planos ou regulares:
Escolha o tipo de cerca adequado:
O momento da escolha do tipo de cerca é muito importante para a construção da cerca. Existem alguns tipos de materiais para construção de cercas. Vamos falar de algumas opções de materiais:
Estacas de madeira
Embora as estacas de madeira sejam uma opção bem mais econômica em relação às outras opções, ela é bem menos durável. Por isso, você só deve escolher essa opção caso realmente não possua orçamento.
Estacas de concreto
As estacas de concreto são uma opção bem mais resistente e com maior durabilidade. O problema dessa opção é que seu custo é muito mais elevado. Assim, pode acabar não sendo uma escolha ideal para todo mundo.
Arame liso
Para terrenos planos, o arame liso é o material mais recomendado para a construção de cercas rurais. Ele é resistente, durável, relativamente econômico e fácil de instalar. Além disso, o arame liso é uma ótima escolha para locais onde não há muita movimentação de animais.
Arame farpado
O arame farpado, embora muito mais resistente e sendo indicado para áreas com maior movimentação de animais, não é ideal para terrenos planos ou regulares, em que pese ainda possa ser utilizado.
Prepare o terreno
Nesse momento, você deve preparar todo o terreno onde a cerca rural será construída. Isto é, deve-se remover todas as pedras, galhos e qualquer outro obstáculo que possa impedir a construção da sua cerca rural.
Marque também todo o perímetro aonde a cerca será instalada, determinando a sua extensão. Uma opção interessante nesse momento é utilizar uma planta baixa da área, para se ter uma ideia mais precisa da extensão do seu terreno.
Defina o espaçamento entre as estacas
Nesse momento você deve levar em consideração qual é o objetivo da sua cerca rural. Isso porque, a depender dos animais que você pretende conter e do comportamento desses animais, o espaçamento irá variar.
O ideal é que, se tratando de animais grandes, você deve dar um menor espaçamento entre as estacas. Já quando se trata de animais menores, pode-se utilizar um espaçamento maior.
Instale as cercas
Como estamos tratando da construção de cercas em um terreno plano ou regular, a instalação das estacas deve ser feita de forma reta e nivelada. O tipo de estaca também será uma variável a ser levada em consideração.
Isso porque, para as estacas de madeira, elas devem ser fixadas bem firmes no solo. Contudo, estacas de concreto podem ser fixadas com argamassa.
Estique o arame
Agora é chegado o momento de esticar o arame sobre as estacas. Para colocar os arames, você deve iniciar instalando os fios guias. Eles ajudarão a manter o arame esticado. Após isso, você já pode começar a esticar o arame escolhido. Utilize grampos de fixação para serem colocados a cada volta do arame.
Lembre-se de esticar o arame com um esticador. Você pode fixá-lo em uma das estacas. Para esticar o arame, gire o esticador no sentido horário até que o arame fique bem esticado.
Conclusão
A construção de cercas rurais em terrenos planos ou regulares não é nada muito complicado, porém deve-se levar em conta todos os fatores e quais as opções ideais para esse tipo de terreno. Arames lisos, nesse caso, serão a melhor opção no geral. Verifique, antes de tudo, se não há nenhuma norma ou regulamentação na sua região para garantir que a sua cerca rural esteja adequada com o recomendado.