Foi confirmado na manhã desta quinta-feira (06) a morte encefálica do jaruense Ilson Aquerley da Silva, 44 anos, na UTI da Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), em Porto Velho, onde estava internado após sofrer um grave acidente de trânsito.
Ilsinho, como era carinhosamente conhecido, sofreu um acidente de moto na noite do último domingo (02) no cruzamento da avenida Dom Pedro I com a rua Pará, no Setor 04 de Jaru, e após ser socorrido ao Hospital Municipal de Jaru, foi transferido para a Capital devido a gravidade das lesões que sofreu, ficando internado no Hospital João Paulo II.
A equipe médica chegou a confirmar a morte encefálica dele, mas após um exame de eletroencefalograma, os médicos descobriram que havia pulsação em uma veia no cérebro com o fluxo sanguíneo, e que havia cerca de 1% de atividade cerebral, renascendo a esperança de familiares e amigos que Ilsinho poderia sobreviver.
O paciente então foi transferido para a UTI da AMI, onde continuou em coma e ligado a aparelhos, mas nesta manhã, após novos exames, foi confirmada a morte encefálica.
A família resolveu fazer a doação dos demais órgãos, o que retardará um pouco o velório. Com a doação dos órgãos, Ilsinho continuará vivo no corpo de outras pessoas, ajudando a salvar vidas, a exemplo do que ele fazia quando atuava como ministro da Palavra e na Coordenação da Pastoral Familiar na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
O corpo dele será transladado para Jaru, onde será velado na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada `rua Goiás, no Setor 02, o que deve acontecer apenas no próximo sábado (08), em horário a ser confirmado pela família.
Ilson é irmão do vereador Silvio Aquerley da Silva, o popular Schimiti Patroleiro, trabalhava no Cartório de Protesto de Jaru e deixa esposa e um filho, além de uma legião de amigos, dos quais era muito querido.
A família agradece a todos que realizaram orações pela vida de Ilson Aquerley da Silva.