Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) acaba de descer no aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena, no início da tarde desta segunda-feira, 31. O pessoal não deu declarações, mas aparentemente está na cidade para investigar a queda de um avião bimotor no sábado, 29, a bordo do qual morreram um pecuarista de 43 anos e seu filho de 11 (ENTENDA AQUI).
A chegada dos investigadores poderá resolver um mistério que tem inspirado várias teorias disseminadas nas redes sociais e em grupos no WhatsApp, sendo a principal delas a versão de que o acidente aéreo teria sido causado pelo garoto, que estaria pilotando o aparelho.
Nos grandes jornais de alcance nacional que também noticiaram a tragédia, foi publicado o vídeo no qual o pecuarista Garon Maia Filho aparece ao lado do filho, Francisco Veronezi Maia. Segundo o jornal O Globo, que mostra imagens do garoto sendo ensinado a pilotar enquanto o pai toma cerveja, é anterior ao desastre.
Já em grupos no WhatsApp há áudios e comentários de que o pré-adolescente teria vindo da fazenda pilotando e estava fazendo a mesma coisa na volta, quando seguia para a mesma propriedade, que fica no distrito de Nova Conquista, entre Vilhena e Colorado do Oeste. Há também quem reforce esta teoria afirmando que pai e filho estavam com as mesmas roupas que aparecem na filmagem quando seus corpos foram resgatados.
INVESTIGAÇÃO REVELERÁ A VERDADE
Entre os detalhes que serão analisados estarão imagens do aeroporto, que revelarão de que lado do avião estavam os dois ocupantes. A posição dos corpos durante o resgate também ajudará a saber quem pilotava a aeronave no momento da queda.
De acordo com um experiente piloto ouvido pelo Folha do Sul Online, é improvável que uma falha mecânica tenha sido responsável pelo acidente. O aparelho tem dois motores e um deles permitiria que o voo prosseguisse mesmo que o outro falhasse.
ADVOGADO SE MANIFESTA
Diante destas publicações e postagens, o Folha do Sul Online entrou em contato com o advogado da família Maia, para que ele comentasse a situação, e a resposta apresentada ao questionamento está abaixo, na íntegra.
“Dimas, a família aguardará o resultado da investigação do acidente. Qualquer declaração sobre o vídeo e o acidente é prematuro. Por essa razão, reportamos a nota abaixo.
A Família Maia, com pesar, comunica o falecimento de Garon Maia Filho (43), e do seu filho Francisco Veronezi Maia (12), em decorrência do acidente aéreo que os vitimou no final da tarde do dia 29/07/2023.
Neste momento, a família busca forças para enfrentar a inestimável perda do filho e neto, reservando-se tecer quaisquer comentários sobre o fatídico acidente, aguardando a conclusão das investigações pelos órgãos competentes”.