O órgão competente pela fiscalização, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM), esteve na propriedade do produto rural, na Linha A03 em Urupá (RO), e lavrou uma infração por desmatamento. Um boletim de ocorrência policial, foi registado em desfavor Senhor José de Oliveira e da sua esposa, Dona Ester, que são moradores há muitos anos na região.
A propriedades tem 03 reservas ambientais legalizadas, e o senhor José resolveu cortar alguns coqueiros que estavam praguejando a propriedade. Os fiscais chegaram sem avaliar na propriedade.
A luta que o proprietário tem para manter as reservas, pela falta de renda para efetuar a multa. O senhor José tem uma dificuldade financeira e não pode pagar a multa e terá que vender a propriedade para pagar. A multa é no valor de R$ 25.000,00.
A situação chegou até a administração pública de Urupá, onde o prefeito Célio Lang (PP), esteve no local, verificando a veracidade dos fatos e resolveu abraçar a causa para resolver a questão.
Aproveitando de uma agenda do governador, que esteve em Ji-Paraná (RO), cidade próxima a Urupá, durante a semana, o prefeito foi até o governador para sanar o problema e retificar o auto de infração desnecessário e injusto, exposta através das redes sociais pelo próprio prefeito do município.
Uma revolta tomada por vizinhos e moradores da linha, onde no estado, há tantos desmatamentos de áreas 10 vezes maiores que a propriedade do senhor José.
Assista ao vídeo aqui com o prefeito.
Via Urupa190