A construção civil é uma das indústrias mais antigas do mundo e evolui cada vez mais com o tempo, fazendo com que a segurança no trabalho se tornasse imprescindível em empresas do ramo. Isso porque, ainda que possua muita tecnologia presente, as atividades exercidas são realizadas em locais arriscados e quando não se utiliza um sistema de segurança eficaz, problemas como baixa produtividade, prejuízos e acidentes de trabalho são constantes. Sendo assim, no post de hoje vamos falar sobre os equipamentos de segurança na construção civil e sua importância para que você entenda de uma vez por todas.
O que são os equipamentos de proteção?
Conhecidos também como EPIs, os equipamentos de proteção individual são de uso obrigatório na construção civil, visto que são considerados a principal forma de preservar a saúde e bem-estar do trabalhador. Os principais equipamentos de proteção são:
- Capacete: Proteção contra impactos de objetos no crânio, choques elétricos e agentes térmicos;
- Óculos: Proteção dos olhos contra partículas volantes, alta luminosidade, radiação UV e infravermelha.
- Protetor facial: Assim como os óculos, ele protege o rosto contra as partículas volantes, radiação infravermelha, ultravioleta, luminosidade e também contra riscos de origem térmica.
- Máscara de solda: Possui as mesmas funções dos dois equipamentos anteriores e devem ser utilizados em atividades que envolvam serviços de soldagem.
- Protetor auditivo: proteção da audição em atividades nas quais os níveis de intensidade sonora sejam superiores a 85 decibéis, considerando uma jornada de trabalho de 8 horas.
- Vestimentas: Proteção do tronco contra agentes químicos, radiação solar, umidade, entre outros.
- Luvas: Proteção das mãos de objetos cortantes, abrasivos, escoriantes, perfurantes, químicos, etc.
- Calçados: Protege os pés contra impactos de quedas de objetos e também agentes elétricos, térmicos, etc.
- Cinturão de segurança com trava-queda: Utilizado por trabalhadores para proteger contra a queda em atividades com movimentação vertical e horizontal.
- Cinturão de segurança com talabarte: Protege contra riscos de queda de altura.
Eles são essenciais visto que as atividades realizadas podem oferecer riscos que envolvem o transporte de mercadorias pesadas, utilização de substâncias tóxicas, trabalhos em locais altos, modificação de materiais com objetos cortantes, entre outros. Cada um dos equipamentos citados possui uma finalidade específica, sendo necessário entender todas elas para que sua utilização seja feita da maneira correta.
Qual a sua importância?
Muitos acidentes que ocorrem durante as obras poderiam ser evitados, caso as normas fossem seguidas e a utilização dos equipamentos fosse feita da maneira correta. Isso porque eles foram criados justamente para proteger os colaboradores, mas em muitos casos seu uso é negligenciado ou subestimado. Muitos deles se sentem confiantes em realizar as atividades sem os equipamentos ou utilizá-los de qualquer maneira e, quando os acidentes acontecem o prejuízo é enorme tanto para o trabalhador, que pode perder sua vida, quanto para a empresa.
Segundo estudos, o principal motivo dos acidentes é a desatenção dos colaboradores e por isso a utilização dos equipamentos se torna fundamental. Afinal, trabalhar a atenção é mais difícil do que simplesmente utilizar os equipamentos. No entanto, é importante deixar claro que a conscientização deve ser trabalhada a todo o momento com os funcionários para que os equipamentos de proteção se tornem parte de seu dia a dia e não apenas uma obrigação.
Por que os acidentes de trabalho ocorrem?
Além de utilizar os equipamentos de segurança, é preciso entender a causa para que treinamentos sejam realizados e principalmente que haja a conscientização dos trabalhadores. Como falado, a construção civil possui atividades que oferecem riscos, mas os acidentes ocorrem devido a diversos outros fatores, como:
- Falta de organização: A desorganização pode criar situações de risco que acarretam em acidentes;
- Queda de materiais: Manusear materiais da forma incorreta pode acarretar na queda e consequentemente acidentes com funcionários;
- Falta de atenção: Pelo fato de o trabalho ser repetitivo, com o tempo ele se torna automático, fazendo com que o trabalhador fique mais confiante, mas também desatento;
- Choques: Operar máquinas sem utilizar os equipamentos adequados pode promover choques de alta tensão;
- Quedas de nível: Ocorrem de um andar para o outro ou até no mesmo nível;
- Falha de sinalização: Sem a utilização de placas, luminosos, sinais sonoros, etc, os acidentes ocorrem facilmente;
- Má utilização das ferramentas: Sem a instrução correta ou com excesso de confiança, o colaborador utiliza ferramentas de forma inadequada, promovendo acidentes e lesões.
O uso de equipamentos de proteção podem prevenir acidentes nas atividades da construção civil. Sendo assim, é de suma importância que eles se tornem cada vez mais presentes no dia a dia das obras, pois além de garantir a segurança de seus trabalhadores, ainda é possível evitar prejuízos. Lembre-se de realizar treinamentos para que eles sejam utilizados e conservados da forma mais adequada.