A importância do uso de EPI na indústria é visível em qualquer tipo de empresa. Isso porque ele traz mais segurança, influencia na produtividade, diminui a quantidade de acidentes, aumenta a eficiência da produção, reduz o número de afastamentos, entre outros.
Nos próximos tópicos, você descobrirá quais são os EPI mais importantes para cada tipo de situação. Aqui, destacamos desde o auditivo até o de pernas e pés. Então, não perca mais tempo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
EPI auditivo
O primeiro equipamento da nossa lista é recomendado para o profissional que precisa lidar por várias horas com equipamentos ou ambientes que causam barulhos constantes. Esse EPI traz diversos benefícios.
- Reduz os decibéis;
- Diminui as chances de surdez parcial;
- Reduz a probabilidade de ter surdez permanente.
Aqui, vale um alerta importante: em uma jornada de trabalho com oito horas de duração, o profissional precisa tomar bastante cuidado quando os níveis de ruído ultrapassam 80dB. Diante desse cenário, pode ocorrer diversos problemas relacionados à audição.
Para lidar com a situação da melhor forma, recomendamos contar com o apoio de protetores auriculares, intra-auriculares e de concha. Geralmente, esses itens são mais utilizados entre os profissionais.
EPI respiratório
Se você trabalha em um local em que há a produção de gases ou partículas que prejudicam a saúde, o EPI respiratório é um equipamento que não pode ser ignorado.
A inalação de gases e partículas podem penetrar nas vias respiratórias fazendo com que os colaboradores sofram com problemas leves, entre os quais: alergias e intoxicações.
Os respiradores são ótimos recursos para proteger o profissional que precisa lidar com essa situação durante a rotina de trabalho. Geralmente, esse equipamento combina com filtros para promover a pureza do ar.
Sem dúvidas, a máscara 3M é uma das melhores alternativas do mercado. Ela consegue aliar conforto e qualidade para os colaboradores da sua empresa.
EPI de mãos e braços
Luvas e mangotes são equipamentos fundamentais para os colaboradores que estão mais propensos a cortes e contaminação, seja por líquidos ou gases.
Esses tipos de materiais são essenciais para que as mãos e braços não sofram com danos causados por peças cortantes, perfurantes ou tóxicas. É fundamental deixar claro que a escolha dos EPIs não pode ser feita de qualquer forma.
A empresa ou o profissional deve optar por itens confortáveis e que facilitem a performance do colaborador tanto na operação quanto na atividade.
EPI de cabeça
O equipamento mais utilizado por grande parte dos colaboradores é o capacete. O principal objetivo desse item é impedir que quedas tragam algum problema de traumatismo craniano.
EPI visual
Agora, vamos destacar os cuidados com os olhos. Aqui, óculos e viseiras ajudam a proteger os funcionários da exposição excessiva ao sol, luz infravermelha, respingos de líquidos, entre outros materiais.
No mercado, você pode encontrar diversas alternativas de óculos que podem ser utilizados sobre os modelos convencionais, de lente graduada.
EPI de pernas e pés
Para proteger os membros inferiores, você pode utilizar calçados de segurança e pernas, que têm a finalidade bastante semelhante ao das luvas e dos mangotes. Eles garantem a proteção do contato com líquidos e itens perfurantes, enquanto os sapatos melhoram o atrito com o chão, diminuindo as chances de quedas.
EPI contra quedas
A proposta desse EPI é impedir que as quedas tragam outros tipos de problemas , como a quebra de algum membro ou até a morte de algum funcionário da empresa. Os cintos de segurança são ótimos exemplos que podem ser incluídos na rotina do colaborador.
Após descobrir a importância do uso de EPI na indústria, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes que impactam no sucesso da sua empresa.