Carreiras em movimentação de materiais, rastreio de frotas, logística e gestão da cadeia de suprimentos nem sempre são escolhidas por engenheiros, gerentes e outros profissionais com formação acadêmica que tenham habilidades para atuar nessas situações.
No entanto, o crescimento da importância deste campo, juntamente com a expansão das tecnologias aplicáveis e os salários dos profissionais que escolhem esses serviços, começou a entrar no mercado, atraindo um número crescente dos melhores e mais brilhantes graduados de diferentes graus e habilidades.
Além disso, nesse ramo, há muito que aprender, e todos os dias há novos desafios a resolver. No entanto, iniciar sua carreira pode ser desafiador. Para ajudar a simplificar o processo, reunimos 9 dicas para ajudá-lo a ter sucesso no ramo da logística.
Saiba resolver os problemas
Ser bom em matemática é pré-requisito para diversos cursos, como os de logística e facilita a vida de quem atua na área de gestão, por exemplo, além das outras ciências que podem ser utilizadas nesse campo.
Mas, mais importante, os profissionais que vão atuar na logística comercial devem se sentir à vontade e animados para resolver os problemas. Trabalhar sob pressão é comum neste setor, exigindo decisões rápidas e grande responsabilidade diante de diversos fatores para encontrar soluções eficazes para eventuais adversidades ou necessidades de otimização.
Tenha entusiasmo no que faz
É importante ter conhecimentos específicos para atuar na área e estar preparado para manter um alto nível de habilidades necessárias para ser um bom profissional de logística comercial.
Essa parte de habilidade e qualificação é fundamental, mas é preciso, ainda, levar em consideração alguns outros fatores, como, por exemplo, ser apaixonado pelo que faz e demonstrar isso.
Essa vibração se torna um diferencial relevante quanto a sua disposição e dedicação dentro da empresa. Sem contar que quem é divertido e apaixonado pela profissão tende a ser mais produtivo.
Seja participativo nos projetos
Mostrar participação nas etapas de desenvolvimento de seu serviço também é de extrema importância dentro de uma empresa. Veja a aparência de projetos e problemas, juntamente com gráficos, relatórios, antes de serem apresentados. Converse com seus colegas de trabalho sobre os dados, exponha seu ponto de vista
A parte mais difícil do trabalho – talvez o maior desafio para uma empresa que tenta atrair jovens com entusiasmo e mais engajamento – é atrair e reter talentos na equipe pelo maior tempo possível, para que eles trabalhem para fornecer à sua organização possibilidades instantâneas para pagamento e infraestrutura.
Vale ressaltar que geralmente bons profissionais são amplamente destacados e acabam sendo desejados por outras empresas do mercado.
Fale sobre seus objetivos
Ao entrar em qualquer carreira, é importante conhecer os seus objetivos e os projetos em que pretende trabalhar.
Uma das maiores dificuldades para os novos funcionários é encontrar sua voz e ter confiança para expressar suas opiniões. Você não pode esperar que as pessoas percebam o bom trabalho que você faz, você tem que mostrar às pessoas o seu trabalho duro. A melhor maneira de fazer isso é falar sobre o que você quer fazer e atualizar o gerenciamento à medida que avança.
Estabeleça metas
Definir metas irá mantê-lo em movimento e orientá-lo na tomada de decisões futuras em sua carreira. A maioria das empresas incentiva os objetivos dos funcionários porque aumenta a moral e cria funcionários mais qualificados. É como a primeira dica, mas se concentra mais nos objetivos que você definiu para si mesmo do que na posição.
Saiba liderar
Esteja você em um papel de liderança ou não, há algumas coisas que você pode fazer para se estabelecer como líder.
Você pode assumir tarefas difíceis ou ser voluntário para liderar um grande projeto. Isso o diferencia de seus colegas e ajuda a atrair a atenção de líderes e gerentes de equipe.
Além disso, um dos melhores conselhos para aspirantes a líderes é encontrar um mentor que trabalhe com você e possa fazer perguntas. Ter esse relacionamento ajudará você a aprender diferentes estilos e habilidades de liderança.
Reconheça seu valor
Às vezes você precisa se lembrar de que as habilidades que você traz para a organização são valiosas. Isso ajuda a aumentar a confiança necessária para assumir novos projetos ou atribuições.
Nem sempre você terá respostas
As pessoas pensam que precisam ter uma resposta para cada resultado possível. Isso simplesmente não é possível, dada a complexidade da maioria das ocupações, especialmente em logística.
É importante perceber que às vezes você precisa pedir ajuda, e tudo bem. Se você puder tirar algo disso e aplicá-lo na próxima vez que enfrentar um desafio semelhante, estará um passo mais perto de saber todas as respostas.
Tente coisas diferentes
Se você tiver a oportunidade de assumir novas tarefas, assuma. Quando você se voluntaria para algo novo, você mostra iniciativa, ganha mais experiência e desenvolve novas habilidades.
Além disso, é ótimo que você possa interagir com pessoas com quem normalmente não fala no trabalho. Quanto mais completa for sua carreira, melhor ela irá atendê-lo a longo prazo.