Não há um brasileiro que não queira saber como aumentar a segurança no celular. Afinal, só a cidade de São Paulo tem 13 celulares roubados por hora.
Na prática, isso significa que a cada 4 minutos, um celular é roubado na capital paulista. Ou seja: até você terminar de ler este artigo, alguém terá seu smartphone roubado.
Por isso, é importante aprender como aumentar a segurança no celular para evitar não só ladrões, como hackers e outras pessoas má-intencionadas.
Quer saber como? Então siga a leitura do artigo!
1. Estude como aumentar a segurança no celular
O primeiro passo para poder melhorar a segurança do seu smartphone você já fez: começou a estudar sobre o assunto.
Informação e conhecimento são as únicas coisas que podem ajudar a manter seu celular mais protegido, tanto de roubos, como de técnicas de invasão como phishing.
Por isso, mantenha sua pesquisa e estude muito mais sobre o assunto. Quanto mais aprender, mais seguro estará.
2. Instale um aplicativo para localizar seu celular
O segundo passo a fazer é instalar um aplicativo que vai ajudar a localizar um celular perdido ou roubado.
Existem muitos programas diferentes que ficam escondidos no seu aparelho e se comunicam com um servidor para informar a localização atual do celular via GPS.
Isso permite que você tenha uma camada de segurança em caso de roubo ou perda do aparelho. Basta entrar no site do aplicativo, se identificar e ver em tempo real onde está seu celular.
Alguns aplicativos até mesmo permitem usar a câmera e o microfone para monitorar quem está com o aparelho, o que pode ser útil em caso de roubo;
3. Evite indicar seu parentesco no nome dos contatos
Uma tática de segurança simples é evitar indicar quem é quem no seu grupo de contatos. Por exemplo, não guarde o nome da sua mãe no aparelho como “Mãe”, mas prefira algo como “Sandra” ou “Regina”.
Em vez de registrar seu namorado como “Amor” ou algum apelido carinhoso, registre-o como “Lucas” ou “Felipe”.
Evite também de guardar nomes completos, como por exemplo “Renata Pereira”. Isso evita que o ladrão faça algum tipo de engenharia social e possa passar algum golpe nos seus conhecidos.
4. Não guarde informações particulares no celular
Evite a todo custo guardar informações particulares sensíveis no seu celular, como senhas de redes sociais ou bancárias, endereço e outros. Isso garante que, mesmo que alguém roube o aparelho ou o invada, possa acessar os seus dados e cometer fraudes contra você.
5. Não se conecte a uma rede Wi-Fi pública
Um dos maiores perigos para smartphones e uma das principais lições de como aumentar a segurança no celular é não se conectar a uma rede Wi-Fi pública.
Se precisar usar a Internet na rua, use o 3G ou o 4G. Caso esteja viajando e pare em um ponto turístico, prefira pagar um pacote de dados internacional do que usar o Wi-Fi público.
Isso porque é muito fácil interceptar os dados trocados entre o celular e uma rede de Wi-Fi pública. Portanto, seu celular, seu WhatsApp e até sua senha bancária ficam vulneráveis nesse caso.
6. Faça verificação de duas etapas em todos seus aplicativos
Uma boa maneira de evitar que alguém possa clonar WhatsApp, Instagram ou qualquer outro aplicativo no seu celular é usar a verificação de duas etapas.
É claro que, ainda assim, é possível utilizar fraudes, mas fica muito mais difícil invadir o seu celular nesses casos.
7. Use a tecnologia biométrica para bloquear o aparelho
Por fim, uma das maneiras de como aumentar a segurança no celular é usar a tecnologia a seu favor. Por isso, opte por comprar smartphones mais modernos, que usam tecnologias biométricas para bloquear o aparelho, como leitura facial ou impressão digital.
Assim, mesmo que o aparelho seja roubado ou perdido, há uma camada extra de segurança para proteger seus dados.
E aí, gostou de aprender como aumentar a segurança no celular? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque seus amigos!