O principal desejo da grande maioria dos Brasileiros, certamente é comprar seu imóvel, sair dos altos preços infinitos do aluguel e viver onde lhe pertence.
Quem algum dia nunca sonhou em ter sua própria casa ou apartamento, investir em algo próprio e rentável?
Morar no que é seu, ainda é uma preocupação que atinge milhões de pessoas, por isso o mercado imobiliário é muito aquecido e promissor.
Não é para menos, além de ter uma casa própria, o proprietário do imóvel, está investindo em algo que poderá lhe trazer frutos a curto e longo prazo.
É provável que este imóvel irá se valorizar com o passar dos anos, dependendo da região e estado em que este imóvel se encontra.
Mas se você está pensando em comprar um imóvel, seja para morar ou investir, é preciso tomar alguns cuidados e sempre fazer perguntas a este respeito.
A seguir apontamos 5 perguntas de extrema importância que sempre devemos fazer na hora de comprar sua casa ou apartamento.
1 – Planejamento para comprar seu imóvel
Será que preciso de ter um planejamento antes de investir em um imóvel?
Esta é uma pergunta importante que devemos fazer quando pensarmos em investir em algo assim, e que muitas pessoas ainda não fazem.
Planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro é primordial para comprar seu imóvel, pois sem ele, você pode enfrentar situações complicadas, como falta de verba, por exemplo.
Este planejamento consiste em avaliar o quanto você está disposto a pagar pelo imóvel e possíveis melhorias a serem feitas.
Agora imagine que você invista todo o seu dinheiro na compra de uma casa, mas ela apresenta problemas de infiltrações, fundação etc…
Com certeza será uma dor de cabeça, pois provavelmente você não terá mais recursos para investir.
2 – Processo para comprar seu imóvel
Preciso de um processo de compra para realizar este investimento?
A resposta é sim, o processo de compra é muito importante, pois é a partir dele que evitaremos possíveis transtornos.
Neste contexto, é preciso entender os trâmites do negócio e toda a questão burocrática relacionada a documentação do imóvel.
Estar a par de toda a documentação do imóvel é a peça mais importante de todas, até para evitar possíveis fraudes a eles vinculados.
3 – O local ideal para comprar seu imóvel
Qual seria o local mais adequado para morar ou investir em imóveis?
O grande problema de milhares de pessoas que compraram casas ou apartamentos com o superaquecimento do mercado imobiliário foi que pensaram só no preço.
O preço é importante, mas devido a problemas físicos ou não no entorno do imóvel, tem feito pessoas venderem suas casas e desistirem do negócio.
Então antes de comprar é necessário verificar se esta casa não se encontra próxima a quadras e campos de futebol movimentados, escolas, casas de shows noturnas e diurnas, locais de eventos com música e áreas de risco.
Imagine se você mora ao lado de uma escola, por exemplo, terá que enfrentar trânsito na própria rua de casa nos horários de entrada e saída das aulas, creio que não precisarei citar eventos noturnos, né?
4 – Qual preço devo pagar?
Não menos importante do que as demais dicas, o preço pesa sim na hora de comprar seu imóvel, entretanto, há uma série de estratégias para conseguir realizar esta compra.
Dentre estas estratégias, podemos citar financiamentos, crédito bancário, troca de imóveis por outros imóveis, usar carro ou bens de alto valor como entrada, etc…
Mas sempre antes de comprar, é necessário saber o quanto podemos pagar e se o valor venal do imóvel está dentro da tabela.
Verifique se o imóvel realmente vale o que o vendedor está pedindo.
Neste caso, temos que considerar a região em que o imóvel se encontra e se sua estrutura física, como vidros, paredes e pisos, estão em boas condições.
Investir em um imóvel mobiliado é sempre uma boa opção, alguns modelos já contam com móveis, cortinas e eletrodomésticos, todavia, isso ajuda muito na economia.
Nunca dê um passo além do seu alcance, estude propostas e pesquise bastante antes de comprar seu imóvel.
Pagamento a longo prazo
Sabemos que não há como prever o futuro, mas ter um emprego sólido.
Mesmo que você seja autônomo ou empresário, saber se você terá renda anos à frente faz toda a diferença, para não correr o risco de perder seu imóvel.
Pesquisa
Definidas todas as suas prioridades, agora é a hora de pesquisar.
Consultar sites e aplicativos de imobiliárias na região onde você pretende adquirir, serão iniciativas interessantes para esta pesquisa.
5 -Quais são os riscos que corro ao comprar um imóvel?
Devemos lembrar que vivemos em um país perigoso, e repleto de estelionatários.
Os cuidados nunca serão demais, evite assinar qualquer coisa sem a presença de um advogado ou sem a orientação de um.
Evite clicar em links enviados por sms ou e-mails, mesmo que seja de uma imobiliária conceituada.
O índice de crimes neste ramo cresceu absurdamente nos últimos anos, então é preciso tomar cuidado.
Não deposite dinheiro em contas de terceiros e verifique se a empresa que está lhe vendendo o imóvel realmente existe.
Procuro no Google pelo seu CNPJ, avaliações de usuários, tempo de mercado e se possui mais imóveis à venda.
Nunca, mas nunca compre nada sem documentação ou com a documentação alienada.
Conclusão
Seguindo estas dicas, vão lhe dar uma luz para comprar sua casa ou apartamento que sempre sonhou, óbvio que fazer este investimento vai bem além do que falamos aqui.
Tomar estas decisões na hora de comprar, vai lhe fazer evitar muitas frustrações, então, estude bastante a respeito deste mercado.
Não caia na conversa de corretores inexperientes, maldosos e que só querem comissão
Muitos deles, assim que receberem sua comissão vão desaparecer, te deixando na mão quando mais precisa.
Procure empresas e profissionais qualificados para lhe ajudar e tenha sempre um advogado à sua disposição.
Seja para comprar um lote em Lagoa Santa ou um apartamento em São Paulo, sempre busque imobiliárias que são referência no mercado.
Gostou destas dicas incríveis? Agora que você já conhece 5 coisas que você precisa perguntar antes de comprar seu imóvel.
Continue a interagir com nosso blog, aqui você encontra dicas como estas e muito mais, comente o que achou e compartilhe para ajudar mais pessoas que precisam de dicas como esta.
Até lá.