A sustentabilidade é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Afinal, são atitudes simples que podem minimizar os impactos ambientais, além de contribuir com a redução dos efeitos gerados pelo aquecimento global.
Nesse sentido, a população de consumo cobra cada vez mais das empresas ações sustentáveis. Além disso, é importante mencionar que a sustentabilidade não é benéfica apenas ao meio ambiente, mas também gera vantagens a reputação das organizações.
Dessa forma, adotar práticas sustentáveis auxilia (e muito) na construção de uma marca responsiva, que atua com credibilidade e, consequentemente, se torna uma referência no mercado. Mas, afinal, como é possível tornar uma empresa sustentável?
Pensando nisso, separamos este post com o objetivo de mostrar a você, empreendedor, algumas atitudes simples para tornar a sua empresa sustentável. Nele, você encontrará 4 passos básicos para aplicar a sustentabilidade na realidade do seu negócio. Boa leitura!
1. Reduza o consumo de descartáveis
Os materiais descartáveis são os principais motivadores para a degradação do meio ambiente, uma vez que demoram anos para se decompor. Com isso, é fundamental reduzir o número de produtos descartáveis, bem como copos, talheres, pratos, entre outros.
Nesse momento, é imprescindível conscientizar os colaboradores sobre a importância das práticas sustentáveis e seus impactos. Por isso, incentive-os a utilizarem canecas, garrafas e itens laváveis, assim como a reutilização de papéis como rascunhos.
2. Avalie a infraestrutura
Outro ponto importante: a infraestrutura. Diante disso, é importante avaliar se a manutenção da empresa está em dia, evitando assim, vazamentos e desperdícios.
Além disso, se a sua organização conta com sistemas de ar condicionado, certifique-se de fechar aporta de enrolar automáticae janelas. É importante falar também sobre as luzes, uma vez que elas são os principais fatores econômicos e sustentáveis.
Por isso, opte por lâmpadas de LED com sensores de presença para ambientes que não possuem um fluxo alto de circulação (banheiro e cozinha). A dica nesse momento é aproveitar a iluminação natural para promover um ambiente agradável e, claro, sustentável.
3. Diminua o consumo de água
Os recursos naturais estão escassos devido a grande demanda de consumo da população e, principalmente, por conta do desperdício. Pensando nisso, ao adotar medidas sustentáveis é preciso seguir os seguintes cuidados:
- Coloque torneiras temporizadas;
- Verifique se há vazamentos;
- Analise as instalações hidráulicas;
- Use a água da chuva para realizar a limpeza do local;
- Identifiquefios e cabos elétricos;
- Aplique restritores e reguladores de pressão nas torneiras;
4. Evite usar sacolas plásticas e recicle mais
Por fim, é muito interessante estimular os colaboradores a reduzirem o número de sacolas plásticas. Uma ótima alternativa é oferecer benefícios para os profissionais que substituírem esses itens por materiais recicláveis, bem como clientes e fornecedores.
No entanto, é fundamental oferecer também locais para que eles depositem os materiais recicláveis, fazendo o descarte correto dos itens e componentes.
Portanto, a sustentabilidade não exige grandes investimentos, mas sim a adoção de uma postura correta. Por isso, incentive os seus colaboradores a adotarem hábitos que minimizem os impactos ambientais, mesmo ações menores, como teclado de membrana.
A sua empresa, como uma marca, possui um grande poder de persuasão, por isso, utilize-o a seu favor.