O calendário de final de ano de grande parte dos brasileiros é marcado por inúmeros sonhos e metas. Comprar a casa própria, trocar de automóvel, conseguir uma promoção no trabalho e até mesmo abrir o próprio negócio.
O empreendedorismo, por sua vez, é um desejo partilhado entre muitas pessoas. Afinal, quem não sonha em ter liberdade profissional e obter flexibilidade de horários? Ou até mesmo conseguir uma renda extra e aumentar o orçamento no final do mês?
No entanto, para começar a empreender e fazer com que seu negócio saia do papel e dê certo, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o mercado e dominar os aspectos que envolvem a abertura de uma empresa.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 passos infalíveis para quem quer começar a empreender. Neste post, você verá algumas orientações para quem busca abrir o próprio negócio. Confira!
1. Encontre o negócio ideal para você
Que o empreendedorismo é um termo amplo não é mais uma novidade, certo? Por essa razão, você pode começar a empreender em qualquer área. No entanto, é fundamental definir um campo no qual você tenha afinidade para tirar o seu negócio do papel.
Em contrapartida, também é fundamental avaliar o seguinte cenário: você ama o segmento descrito acima, no entanto, após estudar o mercado, percebeu que a área deportas e janelas de vidro temperadoé muito mais lucrativa. Lembre-se que o mercado mais fértil agora pode não ser o mesmo de amanhã. Por isso, pense em tudo com muito cuidado e avalie o que realmente pode refletir a sua personalidade.
2. Conhecimento nunca é demais
O conhecimento é a chave para quem busca começar a empreender. Afinal, é necessário conhecer um pouco sobre administração, marketing, vendas, contabilidade, logística, quiosque de madeira… Enfim, inúmeras áreas.
Nesse sentido, vale mencionar que a internet permite que você estude e conheça um pouco sobre cada área. Suponhamos que você trabalhe com bomba de água submersa, por exemplo. Ao pesquisar cursos e treinamentos voltados à essa hora, é possível obter uma gama de locais – digitais ou não – que podem te auxiliar nesse de conhecimento e análise de mercado.
Atualmente, é possível encontrar diversos cursos a distância que apresentam um ótimo custo-benefício. Além disso, há uma série de plataformas digitais que disponibilizam cursos gratuitos. Vale a pena conferir!
3. Faça um plano de negócios
Antes de tirar o seu negócio do papel, é essencial elaborar um plano de negócios. Neste documento, você precisa registrar quais são seus objetivos, as estratégias que devem ser colocadas em prática e suas metas a curto, médio e longo prazo.
Além disso, liste também os seus principais concorrentes, as características do público-alvo do seu negócio, seus fornecedores para alugar gerador de energia, entre outros pontos.
4. Networking
Por fim, contar com uma rede de contatos é essencial para empreendedores. Cultive-a para que ela possa lhe dar bons frutos futuramente.
Vamos imaginar que você tem uma empresa dealuguel de compressor de ar. O networking serve justamente para facilitar o seu relacionamento com empresas ou profissionais do mesmo ramo. Assim, é possível conseguir indicações ou até mesmo fechar uma parceria para solucionar problemas complementares.
A boa notícia é que você pode encontrar possíveis investidores por meio do networking, aumentando as oportunidades do seu negócio.
Gostou do nosso post sobre 4 passos infalíveis para quem quer começar a empreender? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.