Todo mundo sonha em ter um imóvel moderno, confortável e funcional, não é mesmo? Para isso, na maioria das vezes, é necessário fazer uma reforma para transformar os espaços. No entanto, para que o resultado saia como esperado, é fundamental planejar a obra.
É comum observar que muita gente associa as reformas residências a momentos de estresse e dores de cabeça. Por isso, podemos destacar a importância do planejamento, uma vez que ele evita ou até elimina situações emblemáticas.
Sendo assim, é essencial planejar tudo com muito cuidado e aplicar uma boa dose de criatividade para que o resultado seja um imóvel aconchegante, bonito e que, principalmente, reflita a personalidade e hobbies dos moradores.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa planejar a sua reforma e contar com uma casa moderna e funcional. Neste post, você verá que uma reforma não precisa ser sinônimo de estresse. Boa leitura!
1. Defina o objetivo da sua reforma
O primeiro passo para planejar a sua reforma é justamente definir o que você deseja alcançar com ela. Há muitos motivos para reformar um imóvel. Dentre os principais, podemos destacar:
- Aumentar o valor da venda do imóvel;
- Ampliá-lo;
- Corrigir falhas estruturais, como filtro plissado;
- Alterar a arquitetura;
- Entre outros.
Por isso, antes de mais nada, defina o objetivo da sua reforma. Depois, é fundamental segui-lo a risca. Lembre-se que a principal causa de estresse de uma obra são as situações que acontecem de forma inesperada.
2. Escolha um teto máximo de orçamento
Nada de realizar uma obra superfaturada, certo? Sendo assim, tenha em mente a importância de contar com todos os recursos estipulados. Isso vale para o orçamento, materiais, tempo da obra, entre outros.
Além disso, ainda que a sua reforma esteja baseada em pequenos reparos, não deixe de pesquisas o preço dos materiais que serão utilizados, bem como o valor da mão de obra.
Com isso, você terá o melhor serviço de mão de obra e poderá ter um resultado muito mais completo, já que utilizará os recursos de motor elétrico usadode maneira estratégica.
3. Conheça as tendências
A reforma é uma grande oportunidade para modernizar o seu imóvel. Por isso, se você está reformando uma casa antiga, não deixe de contatar profissionais especializados e questioná-los sobre o que pode ser alterado.
Além do mais, estude as principais tendências decorativas, uma vez que elas podem ser aplicadas na sua casa e contribuir – e muito! – com o visual do seu imóvel. Você pode pesquisar por meio da internet, como aplicativos, sites e redes sociais.
4. Crie um cronograma
Por último, e não menos importante, criar um cronograma é fundamental para que você tenha total controle da obra. Inclusive, essa é a forma mais segura para iniciar a sua reforma residencial.
Vale mencionar que tudo deve ir para o cronograma, desde o prazo para pesquisar o preço dos materiais de quiosque de madeira até o prazo de entrega da reforma.
Gostou do nosso post sobre como planejar a sua reforma? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!