Boi não chega ao destino e Ministério da Agricultura notifica frigorífico de Rolim de Moura

Confira o documento escaneado na integra

Por Confira a fonte abaixo em 09/01/2019 às 23:37:24

A emissão de GTA - Guia de Transporte Animal em Rondônia é rigoroso em Rondônia e os técnicos do Ministério da Agricultura, junto com o IDARON, fazem um trabalho diário de notificar as pessoas ou empresas que tiram as guias e os animais não chegam ao destino.

O jornal O OBSERVADOR teve acesso a uma destas notificações a empresa Minerva S/A da cidade de Rolim de Moura, onde foi expedida uma guia e um dos animais transportados não chegou ao destino, ou seja ao Frigorifico Minerva.

Como é feita a emissão do GTA:

O serviço de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) através da internet foi ampliado e agora também é possível emitir o documento para peixes, além de bovinos, que já funciona há um ano. O objetivo é oferecer comodidade com segurança aos piscicultores. A GTA online pode ser emitida através do site da Agência Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron): www.idaron.ro.gov.br.

O produtor deve acessar ao link do serviço na página inicial da Idaron; fazer login com o CPF/CNPJ e senha; solicitar/emitir a GTA; emitir o DARE; e pagar o DARE. A confirmação de pagamento é automática e demora cerca de 15 minutos para ser efetuada.

Assim como para bovinos, a GTA online para peixes é destinada ao abate e o produtor deve ser cadastrado no sistema para emissão do documento pela internet. Caso o produtor já seja cadastrado para emissão de GTA para bovinos, é necessária apenas a habilitação para peixe. O cadastro e a habilitação são realizados nas unidades da Idaron.

Com a GTA online, o produtor tem a possibilidade de emitir o documento de qualquer aparelho conectado à internet e a qualquer hora. "A principal motivação para a ampliação do sistema foi a dinâmica do manejo da piscicultura. Às vezes o produtor começa a fazer a despesca de manhã e só termina depois do fechamento da Idaron", explica o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

O gerente explica ainda que com a implantação da GTA online para peixe a Idaron terá informações mais precisas sobre a produção aquícola, já que o piscicultor preencherá o Boletim de Produção logo após a despesca, documento pré-requisito para emissão da GTA e obrigatório para o trânsito.

De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Idaron, o sistema foi todo criado com recursos próprios e para a ampliação foram necessários três meses de trabalho dos técnicos.

Rondônia tem cerca de sete mil piscicultores e é o estado brasileiro que mais produz peixe de água doce em cativeiro, chegando à produção de mais de 80 mil toneladas em 2016.


Fonte: O Observador

Comentários