Porta aberta - 01 de fevereiro de 2019

Por Cristiano Will Lira em 01/02/2019 às 20:57:41

São Pedro

As chuvas não têm dado tréguas na capital da Zona da Mata, e o prefeito Luizão do Trento, tem se mantido prudente quanto esta situação, pois, várias ruas já foram feitas os serviços de terraplanagens e, para conclusão aguarda apenas que cessem o período chuvoso.  Outro transtorno em decorrência do inverno amazônico, é a proliferação de inúmeros buracos por toda cidade, onde os proprietários de veículos são os que mais sofrem com as constantes avarias.

Dois lados

Enquanto motoristas se irritam e tendo que meter as mãos nos bolsos, os proprietários de oficinas, borracharias e autopeças da cidade se alegram em atender a sua imensa clientela. Enquanto a chuva não para de cair, a Semosp, deveria manter a continuidade dos trabalhos em várias ruas e avenidas da cidade, bloqueteando os locais de maior movimentação, onde estão algumas crateras.

Outras fontes

A igreja Católica de Rolim de Moura, que tinha um grande pavilhão aberto nas adjacências da Matriz, onde servia para eventos festivos e também para repouso de moradores de rua, agora, virou coisa chique. A igreja agora atua no ramo de empreendedorismo, onde várias lojas de diversos ramos foram construídas, não mais ficando somente nas expectativas de aceitação do dízimo. Resta saber se a instituição está recolhendo os moradores de rua e dando guarida noturna em outra localidade, já que a fonte aumentou. 

Fruto de acordo

Na entrega de várias ambulâncias as prefeituras da região da Zona da Mata, nas dependências da OAB Rolim de Moura, realmente foi um momento muito festivo para a classe política, em especial para os prefeitos que eram só alegria. Embora o presente tivesse sido fruto de acordo judicial (TRT), a participação do (MPT) e da Norte Brasil Transmissora de Energia. 

Alegria geral

Mas para que tudo isso fosse consolidado aqui em Rolim de Moura, foi de grande importância a participação do Juiz do Trabalho, Dr, Wadler e o Procurador Federal de Ji-Paraná, Dr. Alisson. O representante da Justiça do Trabalho em Rolim de Moura, Dr. George, aproveitou a oportunidade para dizer quais são os feitos do Ministério do Trabalho, numa alusão aos que não aceitam o trabalho profícuo da instituição em benefício da sociedade. 

Resolvido

Por pouco o estádio Cassolão ficaria de portões fechado, para o clássico de abertura do campeonato estadual de futebol, onde Guaporé enfrenta o Vilhena dia domingo. O corpo de bombeiros teria feito vistorias e detectou inconformidades, sugerindo que fosse feito os ajustes em conformidade como determina as recomendações. Para que fosse agilizado, o presidente do Guaporé, Dr. Júlio Gazelli, comprou o material solicitado e a Secretaria Municipal de Obras Públicas, já está fazendo as reparações. 

Caçula de Rondônia

O presidente do Guaporé, Dr. Júlio Gazelli, convocou a imprensa de Rolim de Moura, que compareceu ao Centro de Treinamentos do Guaporé, onde apresentou os jogadores vindos de várias partes do país, inclusive um rolimourense que estava jogando em Portugal. A maioria com quase um mês na cidade, se diz bastante familiarizado e agradeceram a oportunidade e a confiança neles depositada, prometendo lutar bravamente e elevar o nome do clube e o da cidade. O experiente técnico Bebeto, que já defendeu vários clubes e foi campeão em Rondônia, diz acreditar em seus comandados. 

O tempo não para

Ainda faltando quase dois anos para as eleições municipais, as cogitações nos bastidores da política já começam a fervilhar e, o tabuleiro político já engendra suas peças pensando nas convenções partidárias. Na capital da Zona da Mata, o prefeito Luizão do Trento, está fora, visto que a legislação não permite pois já foi reeleito, entretanto, somente na Câmara de Vereadores, três nomes já estão em evidência, Wender Nogueira, o presidente da Casa de Leis, Dr. Lauro Lopes e Aldo Júlio, são os nomes ventilados. 

Previsões legislativa

Mesmo sendo uma Câmara de Vereadores diferente da passada, mesmo assim, comentários à boca miúda, garantem que caso seus componentes se candidatem a reeleição, o legislativo mirim sofrerá uma baixa muito grande, em torno de cinquenta por cento. Mas como podem sair três candidatos rumo ao palácio senador Olavo Pires, então, as chances para quem pretende se candidatar a vereador, aumenta significativamente. 

Parceiro confiante

Os prefeitos do (PSDB), estão todos eufóricos com a candidatura do deputado estadual, Laerte Gomes, para presidência da Assembleia Legislativa. O prefeito de Castanheiras, Alcides do Som, é um dos entusiastas da candidatura de Laerte Gomes, chegando a afirmar que Laerte será o futuro presidente da maior Casa de Leis do Estado. 

Tristezas e arrependimentos

Muitos correligionários que trabalham duro na campanha de Rocha Matos, em Rolim de Moura, continuam na expectativa de que seus nomes sejam lembrados. Como diz o adágio popular, que companheiro de campanha nem sempre serão companheiros de poder, mais uma vez demonstra a verdadeira realidade. A verdade muitos nomes ligados a cúpula peemedebista já conseguiram se acomodar em outras cidades circunvizinhas, o que está deixando uma legião de aliados de campanha sem esperança.

Recordar é lembrar

Eleitores e simpatizantes dos senadores Valdir Raupp, Ivo Cassol, dos deputados federais, Marinha Raupp e Luiz Cláudio, estão muitos apreensivos com as ausências dos nobres representantes de Rolim de Moura. Realmente não possuem motivos para desaparecerem, só porque perderam uma eleição, e não conseguem recordar que ganharam várias ao longo dos anos. Raupp desde 94 só tinha perdido a reeleição em 98, Ivo Cassol, desde 96 só perdeu em 2018, marinha desde 94 só agora em 2018 e Luiz Cláudio, 2006 até 2018.  

Fonte: Colunista Fernando Garcia