Atualmente, o novo coronavírus criou uma série de danos sanitários e econômicos para dezenas de países no planeta inteiro. No entanto, você já pensou em como funciona o SEO em tempos de pandemia?
É fato que vivemos um momento único na história recente do planeta. Pela primeira vez, passamos por uma pandemia mundial dessa magnitude e com as ferramentas da Internet à nossa disposição.
Por isso, precisamos entender exatamente como funciona o SEO em tempos de pandemia para poder manter nosso site otimizado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Houve alguma mudança no SEO em tempos de pandemia?
Comecemos pelo princípio desse assunto: afinal, houve algum tipo de mudança no SEO atualmente? As regras desse assunto são diferentes em tempos de pandemia do que em relação ao período “normal”?
Em termos técnicos, não. Tudo continua igual: o Google não fez nenhuma mudança e todos os algoritmos que funcionavam antes, continuam funcionando da mesma forma agora.
No entanto, o que mudou em termos de SEO é o outro elemento da otimização: o público. Exatamente: se os algoritmos não foram alterados, a intenção do público foi (e muita!).
Atualmente, não existe outro assunto que domine o interesse das pessoas que não o novo coronavírus.
Todos nós só sabemos falar sobre isso: quantos casos diários, quantos pertos de nós, quais os sintomas, como nos proteger, quando poderemos sair da quarentena e tudo mais que há para discutir.
Por isso, a intenção de compra dos consumidores está um pouco mais reduzida. Atualmente, está complicado pensar em produzir um conteúdo que seja útil como se não houvesse coronavírus.
Portanto, a grande mudança do SEO em tempos de pandemia é como se comunicar com o seu cliente, uma vez que o foco dele no momento é em outra coisa que não em fazer negócios com você.
Para quem trabalha no mercado B2B, a situação é um pouco mais fácil. Prestadores de serviço como advogados, contadores e consultores são úteis em momentos de crise e conseguem clientes mais facilmente.
Já para o mercado B2C e para outros setores, a situação é um pouco mais difícil. Por isso, é importante tentar ser útil para o seu cliente de alguma outra forma.
Portanto, podemos resumir as mudanças do SEO em tempos de pandemia dessa forma:
● a intenção de compra do cliente mudou;
● o assunto que o interessa mudou;
● o foco da questão mudou;
● os algoritmos ou regras do Google NÃO mudaram.
Vale a pena investir em SEO durante a quarentena?
Uma das questões que muitas empresas têm no momento é se vale ou não a pena investir em SEO durante a quarentena. Afinal, estamos falando de um momento de crise e todo gasto deve ser cortado.
A grande questão aqui é entender a palavra “gasto” e o que ela significa. O SEO não é um “gasto” no sentido que representa um custo para a empresa. O SEO é, na verdade, um investimento.
Imagine que você tenha uma poupança pessoal, focada em garantir uma boa aposentadoria para você no futuro. Você cortaria os seus pagamentos a ela nesse período? Pode até ser que sim, mas seria provavelmente seria a última coisa a fazer.
Isso porque a poupança será essencial no futuro, quando tudo isso passar.
O SEO é a mesma coisa: trata-se de um investimento essencial para que a sua empresa possa recuperar o tempo perdido assim que essa crise passar.
É fato que o novo coronavírus não vai durar para sempre. Podemos ter alguns meses e talvez até um ano em dificuldade, mas eventualmente aprenderemos a lidar com isso, teremos uma vacina e as coisas voltarão a algum aspecto de normalidade.
Quando isso acontecer, serão as empresas que mantiveram o investimento em SEO que terão os sites mais preparados para pegar os clientes e terão a recuperação mais ágil.
O que fazer para melhorar o seu site para o Google?
Agora que você já se convenceu da importância de manter o investimento em SEO em tempos de pandemia, é importante pensar o que pode ser feito para melhorar o seu site para o Google.
A estratégia de construção de autoridade e otimização do site deve se manter. Se possível, faça uma análise SEO grátis para entender o que é possível melhorar e altere no seu site.
Já em relação a produção de conteúdo, o seu foco pode ser outro. Mantenha o objetivo de ranquear para palavras-chave importantes para o seu negócio, claro, mas tente sempre produzir conteúdo focado em dúvidas e dores do seu cliente em relação ao novo coronavírus.
Esse tipo de preocupação ajudará o site a ter mais autoridade em relação ao mercado e você conseguirá se destacar ainda mais com o seu público.
E aí, aprendeu como lidar com o SEO em tempos de pandemia? Agora é só manter o foco no trabalho e persistir que a crise vai passar e os resultados vão surgir.
Você tem alguma dúvida sobre SEO nesse momento? Então deixe um comentário sobre o assunto abaixo!