Conecte-se conosco

Educação

4 maneiras de manter a produtividade no ensino EAD

Publicado

em

O isolamento social gerado pelo novo coronavírus (Covid-19), revolucionou os modelos e os métodos de ensino. Agora, para seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e combater o vírus, é preciso se adaptar ao Ensino a Distância (EAD).

No entanto, embora o EAD seja o sonho de boa parte dos estudantes, é importante destacar que a metodologia pode resultar na falta de concentração, estímulo ou até mesmo em um conjunto de distrações capazes de afetar a produtividade durante o ensino.

Dessa forma, por mais que você queira se concentrar, existem diversos empecilhos dentro de casa responsáveis por promover distrações, bem como a TV, as redes sociais, conversas paralelas dos demais moradores e os animais.

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, estudante, que é possível, sim, manter a produtividade no ensino EAD. Nele, você verá 4 maneiras simples de se concentrar. Continue lendo!

1. Escolha um cantinho reservado para estudar

O primeiro passo para manter a produtividade no EAD é escolher um cantinho reservado, que seja tranquilo, silencioso e confortável para você estudar. Contudo, lembre-se de desenvolvê-lo com todos os itens necessários, como cadernos, livros ou computador.

Nesse sentido, este local pode ser a sua sala de estar, um escritório bem elaborado ou até mesmo o seu quarto, desde que seja um ambiente tranquilo, com arara de parede e sem fluxo de pessoas para não distraí-lo.

Além disso, é necessário ressaltar a importância de criar o hábito de estudar sempre no mesmo local, a fim de mostrar aos demais moradores que ali é o seu espaço de estudo!

2. Desligue eletrônicos supérfluos

Para realmente se manter produtivo no EAD, é preciso desconectar-se de aparelhos que não são necessários. Isto é: televisão, chapa de acrílico ou celular. Nesse momento, é importante contar apenas com os seus materiais de estudo.

No entanto, se for necessário utilizar o computador para realizar pesquisas ou até mesmo cursos online, mantenha as redes sociais, e-mail e chats desconectados.

Contudo, isso não significa que você deve usar todo o seu período de estudo para essa finalidade. Separe 15 minutinhos do seu dia para checar as redes sociais, ler notícias e interagir com os amigos.

3. Não acumule matéria

Por mais que pareça óbvio, não é interessante acumular matéria. Inclusive, esse é um fator que pode levar a desmotivação. Por isso, o ideal é estudar um pouco por vez. Revise tudo o que você aprendeu na aula anterior ou que traçou como prioridade no seu cronograma.

Nesse sentido, vale mencionar que essa é uma ótima alternativa de treinar o seu cérebro a memorizar tudo aquilo que realmente é importante, como o desenvolvimento de um silestone, por exemplo.

4. Crie uma rotina de estudos

Por fim, é quase impossível falar sobre como manter a produtividade no EAD sem mencionar a importância de criar uma rotina de estudos. Você pode, por exemplo, separar 3 horas, de segunda a sexta, para seguir um cronograma baseado na sua realidade.

Gostou do nosso post sobre como manter a produtividade no ensino EAD? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Por Marcela


Compartilhe com os amigos
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Juvino Publicidade