Conecte-se conosco

Saúde

7 lugares com águas terapêuticas para relaxar no Brasil e começar 2020 revigorado

Publicado

em

As águas termais são atração de grande procura para quem quer relaxar e se cuidar, além de visitar lugares novos. Com propriedades medicinais que auxiliam na cura para lesões de pele, acnes, diabetes, problemas respiratórios e dores crônicas, as águas medicinais são usadas no mundo todo, desde a Grécia Antiga.

Provindas de aquíferos subterrâneos, essas águas geralmente tem pH alcalino, além de serem ricas em sais minerais. Um dos benefícios dos banhos de água termal é combater o envelhecimento da pele, por conta da riqueza de substâncias como o silício e outros elementos antioxidantes, que reestruturam as camadas mais profundas do nosso tecido cutâneo, prevenindo o aparecimento de marcas de expressão e rugas.

O Brasil possui algumas das melhores fontes de águas termais do mundo e estão espalhadas por várias cidades. Conheça alguns lugares para aproveitar esse recurso natural tão potente!

Destinos nacionais com águas terapêuticas para relaxar

Para relaxar e aproveitar os benefícios das águas terapêuticas espalhadas em diferentes destinos pelo Brasil, considere agendar uma consulta com seu médico. Assim, ele poderá recomendar as melhores fontes e passar indicações, conforme as suas necessidades.

Depois, é só cuidar de todos os detalhes da viagem com muito carinho e cuidado, sem se esquecer de contratar um seguro viagem saúde para garantir melhor atenção à sua saúde, em caso de imprevistos. Então, escolha um desses destinos listados abaixo e aproveite!

1. Águas de Lindóia, São Paulo

Águas de Lindóia surgiu em volta das fontes minerais, descoberta pelos tropeiros que estavam na região em busca de ouro e, ao se banhar nas águas termais, notavam melhora em seus ferimentos.

Situada a 180 km de São Paulo, a cidade possui águas que saem do solo a 28°C, consideradas uma das melhores do Brasil. No Balneário Municipal, que tem entrada gratuita, você consegue desfrutar de alguns serviços terapêuticos como hidromassagem, banhos de imersão e duchas escocesas.

A cidade ainda conta com uma ótima variedade de hotéis, pousadas e hotéis-fazenda para deixar seu passeio ainda mais relaxante e várias opções de lazer, como trilhas de Jeep, passeios a cavalo, visitas ao Engenho e muitos outros.

2. Araxá, Minas Gerais

Créditos: https://pixabay.com/pt/photos/arax%C3%A1-grande-hotel-lago-parque-1106427/

A cidade possui um complexo termal situado em uma ampla área verde, pertencente aos hotéis. O local pode ser frequentado por visitantes não hospedados, que podem ainda aproveitar das piscinas de águas termais e banheiras individuais.

Além disso, é possível desfrutar de vários tratamentos terapêuticos com águas termais, bem como com lama negra. Outros atrativos incluem massagens, banhos de pérolas, sauna, acupuntura e duchas.

3. Rio Quente, Goiás

Créditos: https://pixabay.com/pt/photos/piscina-barco-navio-infantil-4470540/

Recheada de atrações, a cidade é bastante conhecida por seus parques aquáticos com águas quentes. A temperatura de suas águas pode atingir até 47° e estão distribuídas em diferentes complexos.

Nos parques aquáticos os visitantes usufruem de excelente infraestrutura, como toboáguas, piscinas variadas e muitos brinquedos para crianças e adultos. Além disso, eles contam também com uma praia artificial, que imita bem o litoral.

4. Águas de São Pedro, São Paulo

A charmosa Águas de São Pedro, considerada cidade-saúde, é cercada de águas termais por todos os cantos. Localizada a 187 km da capital, é o menor município brasileiro em extensão territorial. Tem como o turismo a sua principal atividade, além de sediar um dos maiores complexos educacionais do Brasil no setor de hotelaria, turismo, gastronomia, o Senac Grande Hotel.

Vindas das nascentes naturais, as águas termais estão disponíveis em vários locais, como parques aquáticos, hotéis, Balneário Municipal e no Fontanário, sendo este um dos locais mais atrativos, contendo 3 tipos diferentes de águas medicinais, indicadas para o tratamento de vários males respiratórios, de pele ou do organismo.

5. Barra do Garças, Mato Grosso

Créditos: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cachoeira_da_Usina_-_Parque_Estadual_Serra_Azul_em_Barra_do_Gar%C3%A7as-MT_02.jpg

No Parque das Águas Quentes os visitantes encontram além de uma fascinante área verde. São piscinas com águas hidrotermais, que oferecem banhos relaxantes com temperaturas que podem chegar a 43°.

Além das piscinas, a cidade também conta com rio preguiça e toboáguas, restaurantes e bares para toda a família.

6. Águas de Santa Bárbara, São Paulo

Créditos: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%81guas_S_B%C3%A1rbara_130610_REFON_28.JPG

Nas margens do Rio Pardo, a 287 km de São Paulo, está a estância hidromineral Águas de Santa Bárbara. Seu Balneário Municipal possui uma área verde de mais de 95 mil metros quadrados.

No centro dessa área ficam localizadas as fontes com águas medicinais, que brotam da mina presente na cidade. Além das águas termais, o balneário conta com atrações para toda a família, como trilha ecológica, rios e lagos ornamentais e espaço para as crianças.

A cidade, originalmente nomeada Santa Bárbara do Rio Pardo, também conta com 8 cachoeiras, uma delas com 37 metros de altura. Destino procurado por visitantes de todo país por conta de seu clima ameno, recantos agradáveis e uma ótima oportunidade de contato com a natureza.

7. Gravatal, Santa Catarina

Créditos: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:P%C3%B3rtico_Entrada_Gravatal.jpg

Está entre as melhores águas termais do mundo, com complexos oferecidos em diversos hotéis por lá. E para o público, a cidade ainda oferece cachoeiras, mirantes, grutas e trilhas, o que resulta em um destino fascinante.

A água de Gravatal é captada in natura pelos hotéis, que oferecem banheiras e piscinas para seus hospedes aproveitaram os benefícios das águas termais.

Então, que tal aproveitar as opções de cidades nacionais com águas terapêuticas para começar 2020 revigorado.

Escrito por: Andreia Silveira, redatora no PlanodeSaude.net.

Compartilhe com os amigos
  • 52
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    52
    Shares
Deixe seu comentário sobre a matéria acima
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Juvino Publicidade