Atualmente, vivemos no meio de uma grande revolução tecnológica. Diversos acontecimentos estão ocorrendo em grande escala, alguns mais populares, enquanto outros irão passar despercebidos.
E esses avanços tecnológicos estimulam a curiosidade de diversas pessoas e empresas. Isso, pois, por um lado, as pessoas podem otimizar sua rotina e tornar os processos do dia a dia mais simplificado.
E por outro, as empresas podem ter novas oportunidades para se destacarem e otimizarem seus processos operacionais, táticos e também estratégicos.
Há muitas teorias das tecnologias que estão por vir nesta década, e espera-se que elas consigam ser concretizadas para melhorar uma série de processos.
Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te mostrar quais são as tecnologias mais esperadas e que já estão sendo colocadas em práticas! Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!
1- A Internet das Coisas
O conceito de Internet das Coisas é um dos avanços tecnológicos mais esperados, especialmente pelas empresas do ramo industrial, como as que fabricam produtos como placa de circuito impresso dupla face, por exemplo. E vamos te explicar o porquê:
Primeiro de tudo, já imaginou o seu fogão e sua geladeira serem sincronizadas e poderem ser acessadas pela internet? É basicamente que a Internet das Coisas traz.
Você deve estar se perguntando: como uma geladeira pode ter acesso à internet? A resposta é simples: da mesma forma que uma televisão ou um computador!
Desse modo, a Internet das Coisas tem a ideia de transformar recursos, máquinas, equipamentos e dispositivos em mecanismos com acesso a internet.
Como resultado, é possível mexer em um ítem a distância e também programá-lo para exercer atividades de maneira automática, como se fosse um robô!
Como mencionamos no início do tópico, as indústrias estão ainda mais interessadas no conceito, pois assim, quando elas forem fabricar produtos como o molde de injeção plástica, por exemplo, as máquinas podem fazer todo trabalho de maneira programada!
2- Inteligência artificial
Você já deve ter percebido que a o conceito de Internet das Coisas é apenas uma das ideias por trás da revolução da Inteligência Artificial, não é mesmo?
Afinal, a inteligência artificial, ou também conhecida como IA, se trata da criação e desenvolvimento de dispositivos capazes de realizar procedimentos sem a interferência humana.
De forma básica, é a criação de robôs inteligentes! Ou seja, que saibam realizar processos diversos, perceber, raciocinar, solucionar problemas, entre outros.
A IA também é um dos conceitos mais queridos pelas empresas de todos os ramos, desde comércios, até indústrias e prestadoras de diversos serviços, como a manutenção de elevador, por exemplo.
3- Empresas totalmente digitais
Por fim, outro desenvolvimento que já está em prática é a migração de milhares de empresas para a internet.
Você já deve ter notado que atualmente os bancos estão mudando cada vez mais para o universo digital, né?
Acontece que agora todas as empresas pretendem se tornar parte dos meios online. Isso, pois na internet se encontram uma gama infinita de possibilidades.
Lá, é possível encontrar novos clientes com facilidade, otimizar a comunicação, fazer vendas mais efetivas e posicionar e tornar a empresa mais reconhecida sem muitas dificuldades.
Além disso, outro benefício das empresas digitais é que os custos com aluguel, luz, água e energia também são expressivamente reduzidos!
E você, o que acha que ainda está por vir? Acredita que há outros avanços tecnológicos capazes de realizarem mudanças drásticas em nosso mundo? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre sua opinião!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.