Conecte-se conosco

Emprego

Como tornar o setor de RH da sua empresa mais eficiente

Publicado

em

Matéria após o anúncio

Uma preocupação comum para empresas é saber como tornar setor de RH mais eficiente. Afinal, um departamento de Recursos Humanos mais eficaz é capaz de transformar um negócio para o melhor.

Para muitas empresas, especialmente em um período de pandemia do novo coronavírus, é importante saber como operar de maneira mais eficaz por dentro do seu negócio. Isso significa cortar os custos e aumentar a eficácia dos seus processos.

Continua após o anúncio

Por isso, é importante entender como tornar setor de RH mais eficiente para que essas mudanças espalhem por toda a empresa. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

Como tornar setor de RH mais eficiente: 5 ações efetivas

O setor de Recursos Humanos é um dos mais importantes para a empresa. Isso porque ele ajuda a determinar o clima interno da companhia, suas capacidades e ganhos.

Se você quer ter uma empresa enxuta, eficiente e que trabalhe com uma grande capacidade de crescimento, precisa aprender como ter um setor de RH que seja assim e que saiba como transpor essas condições para outros departamentos.

Veja a seguir 5 ações que ajudam como tornar setor de RH mais eficiente!

1. Desburocratize o processo

A burocracia pode ser um elemento importante dentro da sua empresa, especialmente quando falamos de processos financeiros ou de compliance jurídico.

No entanto, em outros departamentos, a burocracia pode (e é) um problema. Um desses departamentos é, claro, o Recursos Humanos. Isso porque o departamento pode ter muito mais eficácia quando não está restrito por burocracia desnecessária.

Por exemplo, imagine que o departamento de RH de uma empresa recebe uma reclamação ou sugestão sobre como melhorar o ritmo de trabalho interno do negócio. Se houver toda uma burocracia para lidar com essa reclamação, demorará mais tempo para poder resolver o problema. No entanto, um departamento com menos burocracia conseguirá propor soluções muito mais rapidamente e de maneira autônoma.

2. Conte com a ajuda de gente especializada

Um processo de reformulação no departamento de Recursos Humanos nunca vêm de maneira fácil. Não basta apenas chegar e mudar tudo esperando que os resultados apareçam. É necessário fazer tudo com cuidado e seguindo um processo que já foi testado e aprovado anteriormente.

Por isso, vale a pena contratar um apoio de pessoal especializado para conseguir tornar o seu departamento mais eficaz. É importante, no entanto, buscar por apoio local, de forma a melhorar os processos com base no seu contexto geográfico.

Por exemplo, se você é do Rio de Janeiro, deve contratar uma consultoria de RH RJ. Já se é de São Paulo, deve buscar uma paulista. Se for da Bahia, uma que seja da mesma região.

Isso é necessário pois cada estado tem o seu conjunto legislativo, que permite determinadas ações e proíbe outras. Por isso, uma consultoria especializada local poderá ser mais útil nesse caso.

3. Tenha um bom processo de contratação

Parte de uma empresa realmente eficiente começa no seu processo de contratação. É uma questão até bem simples quando paramos para pensar nela: se contratamos bons profissionais, que tenham o perfil desejado e trabalhem da maneira pretendida, então o RH vai gastar menos tempo resolvendo problemas e moldando o profissional.

Por isso, é importante ter um departamento de Recursos Humanos que saiba utilizar diversas técnicas para identificar o perfil comportamental de um profissional antes de contratá-lo.

Por exemplo, hoje em dia existem empresas que monitoram as redes sociais dos candidatos para poder identificar aqueles com o melhor perfil para a empresa. Ao mesmo tempo, existem outras consultorias que oferecem técnicas de psicologia avançada para organizar os candidatos a uma vaga por nível de semelhança com o perfil da sua empresa e identificar aqueles que vão encaixar melhor no seu negócio.

4. Coloque o RH no centro da sua estratégia

Uma das maneiras de tornar o seu RH mais eficiente é colocá-lo no centro da sua estratégia. Ou seja: fazer com que os Recursos Humanos sejam a pedra angular de crescimento da empresa.

Isso faz sentido especialmente quando consideramos que uma empresa é tão boa quanto o potencial dos seus trabalhadores. Afinal, são eles que fazem o negócio ser o que ele é.

Por isso, é importante que um departamento de RH eficiente possa ditar as regras na contratação de funcionários, no plano de carreira deles e em como moldá-los para satisfazer as necessidades de crescimento da empresa.

5. Estabeleça um clima de colaboração interna

Muitas empresas organizam os seus processos pela competição. Os RHs são orientados a estimular os colaboradores, especialmente na produção e vendas, a trabalhar competindo uns com os outros.

No entanto, tem-se percebido cada vez mais que a colaboração é um motivador muito mais eficaz para aumentar a produtividade e o clima interno da empresa. Por isso, vale mais a pena investir em processos de colaboração.

E aí, aprendeu como tornar setor de RH mais eficiente? Essas 5 ações serão um bom guia para a transformação na sua empresa.

Continua após o anúncio

Não esqueça de comentar abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Continua após o anúncio
Continua após o anúncio
Compartilhe com os amigos
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares
Deixe seu comentário sobre a matéria acima
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Juvino Publicidade