Está com saudades de viajar? Descubra para onde os turistas estão agendando as férias
O setor do Turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, fazendo com que muitas pessoas interrompessem as viagens por tempo indeterminado. Agora, com a flexibilização do isolamento social, muita gente tem corrido para uma praia, para matar a saudade do Sol e do mar.
O Panrotas, portal especializado em Turismo, solicitou à empresa Omnibees um levantamento sobre a retomada das reservas hoteleiras em todo o país para compreender como o brasileiro está encarando a retomada das viagens. Realizada no final do mês de agosto, a pesquisa apontou alguns destinos que tiveram pico de procura. Quer saber quais são eles? Continue a leitura abaixo.
1. Campos do Jordão, SP
A cidade serrana do estado de São Paulo, conhecida pelas atrações de inverno, apresentou 100% de reservas preenchidas em relação ao auge das viagens, em janeiro, sendo um dos destinos mais buscados pelos turistas nacionais.
2. Mata de São João, BA
Outro destino que lotou hotéis, quando comparado ao verão pré-pandemia, foi o litoral baiano, onde estão pontos renomados, como Costa do Sauípe, Praia do Forte e Imbassaí. Distante 56 km de Salvador, este é um local para quem busca descanso e praia.
3. Gramado, RS
Muitas promoções em diversas operadoras de turismo ajudaram a cidade a figurar em terceiro lugar, com 79% de ocupação, quando comparado ao pico de viagens em janeiro. Localizada na Serra Gaúcha, Gramado tem atraído cada vez mais turistas por suas diversas atrações, como museus, passeios ao ar livre e alta gastronomia.
4. Ipojuca, PE
Distante 43 km de Recife, Ipojuca destaca-se pelas praias paradisíacas com piscinas naturais, destino ideal para famílias com crianças e pessoas em busca de descanso. Cerca de 76% das vagas hoteleiras estavam preenchidas, comparado ao mês de janeiro, segundo a pesquisa da Omnibees.
5. Maceió, AL
Com 69,2% de reservas frente ao auge do verão, a capital do estado chama a atenção dos turistas por aliar cultura, praias de areia branca e água cristalina. Com temperaturas elevadas durante o ano todo, Maceió atrai todo tipo de turista, agradando a todos os gostos e os bolsos.
Fora do pico
Sem contar o período de feriados, nos quais há grande procura por viagens, o ranking da plataforma Omnibees aponta os seguintes destinos como os cinco principais:
- São Paulo (SP), com 8% das reservas;
- Rio de Janeiro (RJ), com 6,9%;
- Gramado (RS), com 4,4%;
- Ipojuca (PE), com 3,18%,
- Maceió (AL), com 3%.
Ano passado
Em outubro de 2019, o Ministério do Turismo realizou uma pesquisa até então inédita sobre os destinos mais buscados pelos brasileiros para viagens no meio do ano, período do inverno. Na época, os dez locais citados como os mais procurados eram:
- Fortaleza, Ceará;
- Maceió, Alagoas;
- Natal, Rio Grande do Norte;
- Gramado, Rio Grande do Sul;
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
- Porto Seguro, Bahia;
- Ipojuca, Pernambuco;
- São Paulo, São Paulo;
- Salvador, Bahia,
- Campos do Jordão, São Paulo.
A maioria dos entrevistados era composta por casais com filhos. Grande parte dos turistas buscava Sol e praia (49%), patrimônios históricos (16%), viagens corporativas (10%) e ecoturismo (9%).
Situação atual
Cada estado e cidade tem regras próprias quanto às medidas de prevenção contra o novo coronavírus. O uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social, o fechamento de parques e até a proibição de banho de mar são algumas das restrições que podem ser encontradas pelos turistas.
Apesar de o turismo estar sendo retomado gradativamente, cabe ao turista buscar informações sobre a quarentena no destino que pretende visitar, preparando-se para respeitar as regras e seguir as restrições. A saúde e a segurança de todos deve ser a prioridade sempre.