Devido à pandemia da COVID-19, a recomendação é ficar em casa para diminuir a transmissão do novo vírus. No entanto, a medida alterou as prioridades, o calendário de férias e as viagens planejadas de milhares de pessoas. Além disso, afetou diretamente a economia e diversos setores – inclusive, o segmento de turismo.
Com o receio de passar os próximos meses com faturamento baixo ou no vermelho por causa da grande quantidade de cancelamentos e pedidos de reembolsos, as agências e as companhias aéreas têm se movimentado e apresentado promoções tentadoras com o intuito de se manter. A incerteza de quando tudo voltará à normalidade fez com que as companhias criassem novas formas de negociar pacotes de viagem, sem datas definidas, para 2020 e 2021. Esses produtos promocionais, em alguns casos, já incluem passagens aéreas, diárias em hotéis, café da manhã, destinos e traslados.
A Azul Viagens foi a primeira companhia de grande porte a lançar este modelo de viagem, sem destino definido e sem data exata para acontecer. A campanha “Bilhete Viagem” oferece serviços divididos entre praia e frio, com opções de “4 dias de frio”, “7 dias de frio”, “4 dias de praia” e “7 dias de praia”. Mas a oferta destaca que deve ocorrer entre 1° de julho e 15 de dezembro de 2020 ou 20 de janeiro e 30 de abril de 2021, exceto no Carnaval.
Estão disponíveis nos pacotes de frio: Gramado, Foz do Iguaçu ou Curitiba, com preços a partir de R$ 1.048 por pessoa. Já para as praias estão inclusos: Maceió, Porto Seguro, Natal, Porto de Galinhas, Fortaleza, Salvador ou João Pessoa, a partir de R$ 994 por pessoa. Esses destinos vão de encontro com uma pesquisa que indica que as primeiras viagens após o período de quarentena serão nacionais, feita pela Mapie Consultoria. De acordo com os dados levantados, a região Nordeste será a mais desejada e solicitada pelos consumidores. Em seguida, estão as praias regionais, a Serra Gaúcha e o Rio de Janeiro. O Submarino Viagens também ressalta essa possibilidade ao perceber um aquecimento na procura por bilhetes aéreos para destinos dentro do Brasil no segundo semestre.
Antes de comprar os serviços de viagem, é importante ficar atento às políticas de cancelamento e às regras. A Azul, por exemplo, solicita que a decisão de data, hotel e destino da viagem seja comunicada com, pelo menos, 40 dias de antecedência e, para embarques em feriados, 60 dias. Porém, as datas estarão sujeitas à disponibilidade dos voos. Também não será permitido a transferência de titularidade dos bilhetes – há multa de 10% do valor total do pacote em caso de cancelamento, além de outras informações disponíveis no hotsite que a empresa criou.
As promoções se estendem também para outras companhias aéreas e empresas de pequeno, médio e grande porte de turismo, que estão buscando alternativas para enfrentar o momento de crise. Mas vale ressaltar que, por mais que as vantagens dos pacotes sejam parecidas, algumas regras podem mudar de empresa para empresa. A Latam informou que fará parcerias com agências de viagem, com o intuito de vender passagens aéreas com a possibilidade de até duas remarcações, sem cobrança de tarifas, mas essa flexibilidade não será válida para compras efetuadas diretamente no site da Latam – apenas pelas agências. Outra diferença é que, com as agências parceiras, o destino e a data deverão ser reservados já no ato da compra das passagens, e, caso sejam compradas para a baixa temporada, não poderão ser remarcadas para a alta, posteriormente.
Saiba mais
O governo federal emitiu uma Medida Provisória que permite aos fornecedores de serviços turísticos oferecer remarcação, crédito ou outras alternativas antes de efetuar o reembolso. Mas, ainda assim, para estimular o mercado e promover a retomada do turismo, as empresas passaram a explorar meios como pacotes promocionais e vouchers, para incentivar as pessoas a pensar nos próximos destinos após o período de confinamento. As estratégias são voltadas para viagens a passeio e intercâmbios.
Por Alice Bachiega