Toda organização depende de cronogramas estruturados para colocar em prática várias ações administrativas. Das vendas às compras, da gestão de pessoas ao plano de marketing, toda área necessita de um planejamento estratégico para analisar sua situação atual e saber quais os próximos passos a serem tomados.
Quando pensamos em marketing, logo vem à cabeça uma série de artifícios – seja do ponto de vista comercial, na conversão de mais clientes, na promoção de uma marca, na conquista de uma praça, no investimento em tendências digitais… os objetivos são variados.
O planejamento de marketing depende do trabalho de diversos profissionais e demanda tempo para ser executado.
Além disso, deve ser constantemente avaliado e controlado. Dominar suas fases torna-se primordial, por isso se espera uma boa qualificação para não deixar nenhum detalhe de lado. É nesse ponto que tanto para a capacitação quanto o aperfeiçoamento dá para recorrer aos cursos online.
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Preparamos este artigo a partir desse curso online para mostrar alguns conceitos importantes do marketing para empresas e demais organizações. Entenda os aspectos principais e não deixe de se qualificar no tema.
Plano e conceitos básicos de marketing
Criar, fornecer e promover serviços e bens a clientes são ações primordiais do marketing para empresas. A perspectiva atual da área tem foco total nas experiências do consumidor com a marca, assim como seu engajamento – buscando uma fidelização e a otimização do processo de vendas, métodos pontuados pelo especialista Peter Drucker como um dos principais objetivos do plano de marketing.
Para iniciar esse cronograma é preciso ter noção daquilo que se deseja agregar valor. Pode ser desde um mix de produtos até uma marca ou toda a corporação em si. A partir daí é possível começar as primeiras análises.
O perfil do consumidor é um fator chave, responsável diretamente pelos bons resultados do planejamento de marketing: é essencial saber quem compra seu produto, acredita em sua marca e tem potencial para se tornar um consumidor fiel.
Outro conceito básico muito popular, sobretudo nas campanhas de marketing digital, é o indicador de performance, que refere-se à avaliação frequente do plano. Ao promover um produto em uma rede social, por exemplo, é imprescindível acompanhar a reação do público para saber se é ou não bem aceito, para assim promover mudanças ou dar um plus na divulgação.
Com uma boa taxa de conversão, outra variável que deve ser observada é o retorno sob investimento (ROI). Os resultados precisam ser iguais ou maiores que os indicadores definidos durante o plano de marketing, caso contrário, é preciso repensar algumas estratégias. O máximo desse cronograma é a possibilidade de organizá-lo, renová-lo e alterá-lo quando preciso.
Nesse cenário, é bom ter em mente que um ótimo planejamento de marketing depende de um trabalho recorrente e inclui uma série de profissionais – tanto os da área quanto os administradores, atuantes na área comercial e até de outros setores da empresa. Ter noção de seus recursos é interessante para qualquer atuante nesses ramos, por isso o Curso Online Plano de Marketing é indicado a uma ampla gama de indivíduos.
O composto de marketing
Já ouviu falar nos 4 Ps do marketing? Esse esquema foi definido pelo estadunidense Jerome McCarthy na década de 1960 e serve como base para qualquer plano atual, formado pelo mix de marketing – produto e praça – e mercado alvo (pessoas), referente à promoção e preço.
Produto
Philip Kotler define que produto é algo que pode ser oferecido para apreciação, aquisição, uso ou consumo de determinado mercado, visando satisfazer desejos ou necessidades dos consumidores. O produto pode ser elaborado seguindo variados padrões, do núcleo (que se refere a seu benefício principal) às características básicas (nome, embalagem, utilidade, design, etc.) incluindo também fatores correlatos, como instalação, garantia, créditos, entre outros.
Os serviços seguem praticamente a mesma linha, sejam ou não vinculados a um produto físico. São vistos por Kotler como atos oferecidos ou prestados de uma parte à outra, que sejam intangíveis e não resultem em uma propriedade. Como não podem ser avaliadas previamente, a qualidade e a confiança de um serviço dependerão da eficiência do responsável por sua execução.
Preço
Preço é, basicamente, o valor trocado pelo benefício de obter um produto ou serviço. É a única variável do composto de marketing que gera receita e pode ser facilmente modificado dentro de um plano, porém a definição de preço não é tão simples como parece. Para Kotler, o melhor esquema a seguir considera alguns fatores fundamentais: objetivo, demanda, custos, concorrentes.
Promoção
A meta principal de uma promoção é estimular a comercialização e divulgação dos produtos e serviços. É o composto que estreita os laços do marketing com a área de comunicação, instrumento de ramos como a publicidade, propaganda, relações públicas, entre outros tipos específicos de marketing – como o marketing de conteúdo e o marketing direto.
Agregar valor, chamar atenção, divulgar uma ideia e persuadir são ações primordiais em uma estratégia de promoção. O máximo desse composto é que pode seguir tanto aspectos básicos quanto abordagens fora do convencional que rendem reconhecimento a muitas corporações. Não é à toa que é frequentemente destacado no plano de marketing para empresas.
Praça
Praça é o canal de distribuição que o produto percorre de sua fabricação até o consumidor final. É um complemento ao composto de produto e ao preço, responsável pelos métodos que asseguram a condução de tal item ao cliente. Para uma boa distribuição, o plano de marketing considera alguns fatores básicos em relação à praça: disponibilidade, potencial de mercado, características das personas, aspectos geográficos, estoque, classificação e características dos bens, entre outros que podem surgir.
Com esses quatro compostos é possível esclarecer o que é plano de marketing e como se estrutura passo a passo. Desde que coligadas, tais variáveis contribuem diretamente para resultados mais efetivos, por isso vale sempre se atualizar sobre suas tendências e modificações.