Tecnologia

Dicas 17/10/2017 13:04 Fonte: Planeta Folha

PASSO A PASSO: Como tirar a 2ª via do cartão do SUS pela Internet

O Sistema Único de Saúde (SUS) implantou já a bastante tempo o Cartão do SUS, através dele foi possível criar uma base de dados com informações dos pacientes e também da utilização dos procedimentos de alta e baixa gravidade pelo sistema público. Se você já fez o cartão mas não se recorda do número, através da internet é possível utilizar duas ferramentas: a primeira permite a descoberta do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) através do nome e a segunda ferramenta permite a geração de uma segunda via para impressão, ambos os serviços são gratuitos e são disponibilizados através do site do Ministério da Saúde, por meio do Portal do Cidadão.

É fundamental ter sempre o número do Cartão do SUS em mãos, pois através dele é possível agilizar diversos procedimentos em hospitais, postos de saúde e clínicas que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde, além disso o documento garante o atendimento em todo o território nacional, portanto mesmo que você esteja viajando, poderá utilizar o atendimento público necessite. Através da base de dados do CNS é possível obter informações importantes sobre o paciente, bem como: médico responsável, data e hora da consulta, procedimentos realizados, doenças, informações de prontuário, entre outros.

Descobrindo o número do documento

Para verificar se você já possui um Cartão do SUS em seu nome é bastante simples, basta acessar o site abaixo:

>>> portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao

Selecione a opção [Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde] você tem ainda duas opções para realizar a consulta, a primeira é através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a segunda é realizar uma busca através do nome completo e data de nascimento. Recomendamos que utilize a consulta através do CPF pois ela é muito mais precisa e rápida. Caso seja localizado um documento no seu nome a numeração será apresentada, é importante que você anote ou imprima a página contendo os dados do cartão.

Segunda Via

A segunda via pode ser tirada de duas formas:

> Pessoalmente: basta levar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência recente a um posto de saúde, hospital público ou posto de atendimento da Secretária da Saúde credenciado para emissão do cartão.

> Pela internet: o acesso está disponível apenas para usuários cadastrados. A 2ª via deve ser emitida na área restrita. Se você não tem cadastro poderá fazê-lo gratuitamente, porém note que é necessário validá-lo para ter acesso à área restrita.

Agora que você já descobriu o número do seu cartão através do procedimento acima é hora de gerar uma 2ª via para impressão. Ela deve ser solicitado através de uma área restrita mediante login. Acesse o site do Cartão do SUS e faça login com o número do seu cartão e senha (caso já possua). Se você não tiver cadastro será necessário utilizar a opção "Primeiro Acesso" para fazer o cadastramento de uma nova senha.

Importante: O acesso a área restrita só será liberado mediante a validação do cadastro. Para validá-lo você deve comparecer a um posto de saúde mais próximo com o número de protocolo gerado pelo site. Este procedimento não é obrigatório para gerar a segunda via do cartão, apenas serve para liberar o acesso a área restrita, onde é possível consultar seus dados, histórico do SUS, tirar segunda via de cartão, entre outros.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo