Anigif  3

Tecnologia

Dicas 17/10/2017 13:04 Fonte: Planeta Folha

PASSO A PASSO: Como tirar a 2ª via do cartão do SUS pela Internet

O Sistema Único de Saúde (SUS) implantou já a bastante tempo o Cartão do SUS, através dele foi possível criar uma base de dados com informações dos pacientes e também da utilização dos procedimentos de alta e baixa gravidade pelo sistema público. Se você já fez o cartão mas não se recorda do número, através da internet é possível utilizar duas ferramentas: a primeira permite a descoberta do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) através do nome e a segunda ferramenta permite a geração de uma segunda via para impressão, ambos os serviços são gratuitos e são disponibilizados através do site do Ministério da Saúde, por meio do Portal do Cidadão.

É fundamental ter sempre o número do Cartão do SUS em mãos, pois através dele é possível agilizar diversos procedimentos em hospitais, postos de saúde e clínicas que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde, além disso o documento garante o atendimento em todo o território nacional, portanto mesmo que você esteja viajando, poderá utilizar o atendimento público necessite. Através da base de dados do CNS é possível obter informações importantes sobre o paciente, bem como: médico responsável, data e hora da consulta, procedimentos realizados, doenças, informações de prontuário, entre outros.

Descobrindo o número do documento

Para verificar se você já possui um Cartão do SUS em seu nome é bastante simples, basta acessar o site abaixo:

>>> portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao

Selecione a opção [Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde] você tem ainda duas opções para realizar a consulta, a primeira é através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a segunda é realizar uma busca através do nome completo e data de nascimento. Recomendamos que utilize a consulta através do CPF pois ela é muito mais precisa e rápida. Caso seja localizado um documento no seu nome a numeração será apresentada, é importante que você anote ou imprima a página contendo os dados do cartão.

Segunda Via

A segunda via pode ser tirada de duas formas:

> Pessoalmente: basta levar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência recente a um posto de saúde, hospital público ou posto de atendimento da Secretária da Saúde credenciado para emissão do cartão.

> Pela internet: o acesso está disponível apenas para usuários cadastrados. A 2ª via deve ser emitida na área restrita. Se você não tem cadastro poderá fazê-lo gratuitamente, porém note que é necessário validá-lo para ter acesso à área restrita.

Agora que você já descobriu o número do seu cartão através do procedimento acima é hora de gerar uma 2ª via para impressão. Ela deve ser solicitado através de uma área restrita mediante login. Acesse o site do Cartão do SUS e faça login com o número do seu cartão e senha (caso já possua). Se você não tiver cadastro será necessário utilizar a opção "Primeiro Acesso" para fazer o cadastramento de uma nova senha.

Importante: O acesso a área restrita só será liberado mediante a validação do cadastro. Para validá-lo você deve comparecer a um posto de saúde mais próximo com o número de protocolo gerado pelo site. Este procedimento não é obrigatório para gerar a segunda via do cartão, apenas serve para liberar o acesso a área restrita, onde é possível consultar seus dados, histórico do SUS, tirar segunda via de cartão, entre outros.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo