Banner juvino publicidade

Rondônia

Agricultura 13/06/2018 11:36 Fonte: Studio Max TV - Por Mario Jensen

Produtor de Rolim de Moura se destaca com cultivo de 60 mil pés de abacaxi

Cada pé pode gerar de 10 a 12 mudas, que são utilizadas depois do descarte da primeira planta.

Em meio a folhas espinhentas, desponta de uma flor o fruto suculento e com grande quantidade de vitamina C: o abacaxi. Uma fonte de renda que deu certo para o agricultor Sergio Savio.

Segundo Sergio quando deu início no seu plantio em 2006, começou a lavoura com muito receio, plantou apenas 5 mil pês, hoje já cultiva 60 mil pês de abacaxi.

Cada pé pode gerar de 10 a 12 mudas, que são utilizadas depois do descarte da primeira planta. Um pé pode produzir até duas vezes, mas Sergio faz diferente. Cada fruta tem peso médio de 1,5 a 2 quilos e a produção já tem destino certo, os supermercados, mercearias e as feiras de Rolim de Moura e região.

O abacaxi é a fruta símbolo da fruticultura tropical, e seu cultivo, Rondônia possui clima e solo favoráveis à produção que leva aproximadamente 17 meses para produzir.

Outro ponto que vale ressaltar é a lucratividade do abacaxi, a qual é bem atraente, desde que, é claro, a plantação de abacaxi não seja comprometida por eventuais problemas, para não isso não acontecer, o certo corrigir o solo.

São cerca de 60 mil pés da variedade pérola. O agricultor faz o parcelamento do cultivo, e não trabalha com irrigação e produz durante o ano todo. Há 12 anos trabalhando com o fruto, o produtor se diz satisfeito com os resultados.

Investir na plantação de abacaxi é uma tarefa que pode trazer diversas vantagens para o produtor, Sergio conta que mesmo com o ataque da praga dá para aproveitar. 

Uma das dificuldades da produção é a broca-do-fruto, uma lagarta que ataca o fruto em desenvolvimento. Segundo Sergio, é possível impedir esta praga com controle químico e inspeção da área. Mas se não fizer, pode-se perder a área toda.


Veja também sobre Agricultura Abacaxi
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo