Banner juvino publicidade

Rondônia

Politica 06/12/2017 00:41 Fonte: Planeta Folha

Câmara de Rolim de Moura aprova projeto para Cooperativa assumir Frigorifico de Peixe sem pagar nada ao município

O projeto foi aprovado pelo placar de 06 votos favoráveis contra 02 votos contrários dos vereadores Uender Nogueira e Laudeci Menezes. (Vereador Leonel Pereira faltou à sessão devido a sua agenda de compromissos fora do município). Confira o debate em vídeo!

A Câmara Municipal dos Vereadores de Rolim de Moura realizou seção extraordinária na manhã desta terça-feira (05) para a votação de alguns projetos de lei.

Um dos projetos que foi colocado na ordem do dia foi o projeto de lei 116/2017 que altera o artigo 1º da lei 1919/2010, que autoriza o executivo a realizar convênio com uma cooperativa para assumir o Frigorifico de Peixe localizado na RO-010 em Rolim de Moura, saída para Novo Horizonte do Oeste.

O projeto de lei diz que a cooperativa que assumir o convênio com a prefeitura de Rolim de Moura não terá de pagar nada ao município, ou seja apenas, investir nos equipamentos que falta do frigorifico e iniciar os trabalhos sem precisar pagar nada ao município durante todo o tempo de concessão.

A justificativa é a de que o prédio do Frigorifico de Peixe que se encontra desativado, tal como os equipamentos deverá passar por investimentos de restauração e compras de novos equipamento, o valor que seria repassado pela Cooperativa ao município seria investidos nestes itens citados e todo o tempo de concessão seria sem ônus.

ATENÇÃO: Acompanhe as noticias de Rolim de Moura curtindo nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI.

Na discussão do projeto, o vereador Uender Nogueira, ressaltou, “que tudo que é de graça, não é bom, uma concessão de 20 à 30 anos, pois chegará a um momento que a cooperativa que assumir vai começar a ter lucros, e nós tínhamos que pensar que esta cooperativa poderia ajudar o município, haja vista que nós estamos num momento que se vive falando em equilíbrio financeiro e outras situações, concordo com o cooperativismo, precisamos abrir as portas mas precisamos ter um pouco de cautela”, disse o vereador.

O Presidente da Câmara, Aldo Júlio, rebateu afirmando que, “a lucratividade será dos produtores e a cooperativa terá que investir naquela estrutura que está toda deteriorada, e o investimento é de aproximadamente meio milhão de reais para poder abrir as portas, e eu vou correr o risco de dar o meu voto favorável pra ver se o peixe de Rolim de Moura, possa ter um melhor preço no mercado e que o produtor possa acreditar e investir no peixe, por que está comprovado que o peixe dá mais dinheiro do que o boi, até pela pequena área de terra usada para a produzir o peixe”, e continuou, “o município não tem condições de melhorar aquela estrutura que está apodrecendo tudo e vai ficando um elefante branco que vai acabar em nada”, ressalvou o presidente.

Na sequencia o Vereador Uender, seguiu com a discussão dizendo, “não estou votando contra a questão da produtividade do peixe, não é isso, só acho que não podemos dar tudo que nós temos em nosso município de qualquer jeito, eu acho que deve ser feito um estudo de melhor forma, este é meu pensamento, com certeza vai gerar renda e o lucro do peixe é tanto, que existia um programa do governo do estado chamado Promec,  que cavou todas as propriedades daqui do nosso município e depois abandonou o povo, então para não acontecer isso, a gente tinha que ter um pouco mais de direcionamento neste sentido”, finalizou Uender.

O Vereador Delegado Morari frisou que a câmara de vereadores estava naquele momento apenas votando a autorização para ser feito o convênio, e que em seguida os vereadores deveriam fiscalizar o modo que o edital e o contrato vai ser feito entre a cooperativa e o município de Rolim de Moura, “este é o momento que tem que se amarrar no quesito dos funcionários ser de Rolim de Moura para que o emprego no município aumente, verificar também no que a cooperativa vai investir, devemos ficarmos atentos” frisou o vereador Delegado Morari, na mesma linha de raciocínio também seguiu o Vereador Dr. Lauro.

Ao final das discussões o projeto foi colocado em votação e foi aprovado pelo placar de 06 votos favoráveis contra 02 votos contrários dos vereadores Uender Nogueira e Laudeci Menezes.

Fonte: Planeta Folha


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo