Anigif  3

Rondônia

Artigos 13/11/2017 10:12 Fonte: Planeta Folha - Por Prof. Carlos Alberto

Os males da disciplina e da violência na escola - por Prof. Carlos Alberto

A escola, que à luz da razão, deveria ser o lugar destinado exclusivamente para a transmissão do saber, se transformou no local de gente sem parâmetros morais e éticos.  Transformou-se no local de violação das normas por quem devia adentrá-la para aprender e se preparar para a vida. Propositadamente, ressalvando as exceções, violam as normas e cometem absurdos característicos de delinquentes ou mesmo de verdadeiros desordeiros. Estou certo de não está exagerando porque não podemos negar os malvados, os agressores, os difamadores, os usuários de drogas, os pichadores, os depredadores, os que insultam gratuitamente os professores e os funcionários da escola, os que entram armados só para amedrontar, os que entram armados também para matar, etc. etc. etc... Constatamos isso diuturnamente dentro das escolas. Não me venha empanar a verdade com eufemismos porque os efeitos da indisciplina e da violência são tão notórios e devastadores dos objetivos pedagógicos quanto um tsunami. 

Vejamos alguns males da indisciplina e da violência na escola, que a meu ver, os sentidos dos termos não se divergem muito, a partir do conceito de que violência é toda ação que prejudica o próximo. Não temos dúvidas, a indisciplina também é violência porque prejudica o outro. Vejamos:

• Impede que a escola cumpra seus objetivos. A escola precisa que suas normas sejam obedecidas como condição necessária à convivência social. Caso contrário, não há convivência e interação salutar.

• Provoca sofrimentos aos professores, deixando-os emocionalmente abalados, tanto pelo fato de ter que enfrentar todos os dias situações de desrespeito, como pela frustração de se deparar com as péssimas notas no final do bimestre.

• Dificulta sensivelmente o aprendizado dos outros alunos que querem absorver o conhecimento, mas são impedidos pelos bagunceiros ou promotores de atitudes antissociais. 

• Faz repercutir negativamente a imagem da instituição e dos professores, rotulando-os de: “A escola bagunçada” e “Professores sem pulso e despreparados”.

• Pelos pontos acima elencados, constituem-se em grande obstáculo à pedagogia, pois nega a educação e revela a ignorância ao provocar a desordem, o desequilíbrio, o desrespeito às normas, transformando o ambiente escolar inadequado ao aprendizado que para isso tem que ser lugar de harmonia, de silencio, de respeito e de atenção. Assim sendo, a indisciplina e a violência faz a pedagogia andar na contra mão.

Prezado Professor, entre na cruzada para extirpar a indisciplina e a violência na escola. Faça sua parte, imponha limites e disciplina. Os doze melhores índices do IDEB são de escolas militares, porque impõem limites, ordem e disciplina sem se importar com quem goste ou deixe de gostar das medidas impostas. É com a junção das partes boas que se constrói um todo o mais aproximadamente possível do perfeito!

Para receber noticias exclusivas em seu Facebook, é só CLICAR AQUI, e curtir a nossa página!


Veja também sobre Costa Marques Artigos
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo