Banner juvino publicidade

Rondônia

Artigos 09/10/2017 19:38 Fonte: Planeta Folha - por Prof. Polini

Reverências aos Professores - Prof. Polini

Domingo 15 de Outubro, comemoramos o DIA DO PROFESSOR, sei que vocês devem estar lembrando aqueles que marcaram sua infância, a adolescência, e a fase adulta. Ser professor é amar o que se faz, é honrar e lutar para ver uma realidade diferente em nossa sociedade, é fazer o melhor por aqueles que somos responsáveis, abrindo mão do tempo preparando aulas, corrigindo intermináveis avaliações, mesmo que muitas vezes não pareça surtir efeitos. É acreditar que se pode mudar a realidade de um ser, a partir dos nossos esforços. 

Resgate histórico: No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia era tão inovadora e revolucionária, que teria sido ótima - caso tivesse sido realmente cumprida e de fato prorrogasse até os dias atuais. Devemos reconhecer a importância dos professores e professoras na vida de todos que passam por uma sala de aula, seja na Educação Básica ou em Nível Superior. 

Assistindo um documentário no canal National Geographic, me chamou a atenção a fala de um professor no continente africano, que citou: “qualquer sociedade é feita de quadros e de homens de ciência. E quem faz esses homens de ciência são os educadores, os professores, que os ensinam e incutem a ciência. Nós acabamos por sermos pessoas úteis na sociedade, porque estamos a preparar futuros governantes e futuros dirigentes do país. É nesta perspectiva que eu vejo a função do professor como uma função muito nobre, sem a qual a sociedade deixaria de ser o que é, em toda a parte do mundo”. 

Infelizmente temos observado situações equivocadas, onde a truculência tem sobreposto ao direito de ir e vir, violências, divergências, reconhecimento e principalmente a valorização que é digna da categoria. Saliento que nós docentes devemos ter a liberdade a autonomia profissional para escolher os métodos e abordagens mais apropriadas que permitam uma educação mais efetiva e inclusiva. 

 Finalizo compartilhando com os Senhores Pais/Responsáveis,  que os professores são fundamentais no desenvolvimento dos vossos filhos como estudantes e também na formação de cidadãos conscientes. São exímios facilitadores de conhecimentos que proporcionam os mais distintos desafios, alguns irão gerar a dúvida, outros a reflexão e muitos a contestação. Porém, os professores são o ponto inicial do aprendizado que irão proporcionar sem sombra de dúvidas todos a questionarem, inovarem, a desenvolverem e procurarem as respostas para perguntas que devam surgir.  

Peço por gentileza ilustres leitores, que prestem sempre... REVERÊNCIA AOS PROFESSORES!

 Prof. POLINI

Licenciado em Geografia e História

Especializado em Gestão e Educação Ambiental

Professor da Rede Estadual de Ensino  RO.


Veja também sobre Artigos
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo