Banner juvino publicidade

Rondônia

Saúde 05/10/2017 10:48 Fonte: G1/RO - Por Hosana Morais

Aumenta número de mortes por tuberculose em Rondônia, segundo Agevisa

São duas mortes a mais que as registradas na mesma época de 2016. Este ano, 553 casos da doença já foram comprovadas em todo o estado.

Aumentou o número de mortes em 2017 por causa da tuberculose em Rondônia. Esse ano foram cinco óbitos, dois a mais que os registrados na mesma época do ano passado entre janeiro a setembro. Ao todo, este ano já foram notificados 553 casos da doença no Estado, segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Em todo o ano de 2016, 10 casos de óbito por tuberculose foram registrados, entretanto, de janeiro a setembro eram apenas três óbitos. "E esse ano já temos cinco no mesmo período. Temos receio, porque pode haver aumento de mortes até o fim do ano e ultrapassar 2016", disse a coordenadora estadual de controle da tuberculose da Agevisa Nilda de Oliveira Barros.

De acordo com a coordenadora, a maior concentração de casos é em Porto Velho, com 348 notificações. Conforme a Agevisa, em 2016 foram registrados ao todo em Rondônia 802 casos de tuberculose, e 126 pessoas abandonaram o tratamento.

Mesmo com o tratamento gratuito e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), muitos pacientes abandonam pela metade, o que torna o tratamento ineficaz. "Este ano 19 pessoas já abandonaram o tratamento, e essa é a a nossa maior preocupação, pois quem abandona volta a transmitir a doença e com isso as notificações aumentam e fica difícil o controle", explicou Nilda.

"O tratamento pode ser realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o estado, com duração de seis meses e os remédios são gratuitos, os profissionais realizam ainda a coleta de exame para monitorar a doença enquanto o paciente está se tratando", finalizou Nilda.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo