Banner juvino publicidade

Regional

Economia! 30/12/2017 21:26 Fonte: G1 de Rondônia

Veja a tabela do IPVA 2018 de Rondônia e saiba como calcular o imposto

Proprietários que pagarem IPVA com dois meses de antecedência terão desconto de 10% na tabela. Impostos de mais de 700 mil veículos serão recolhidos.

A Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin-RO) divulgou, nesta semana, o calendário com a tabela de descontos para os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A consulta dos valores para cada veículo pode ser feita no site da Sefin, informando o Renavam.

Segundo o coordenador geral da Receita Estadual, Wilson Carvalho, proprietários de 734 mil veículos terão que pagar pelo IPVA em 2018.

O cálculo do imposto pode ser feito a partir do valor venal do veículo, considerando o preço disponível na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela Fipe.

ATENÇÃO: Acompanhe mais noticias EXCLUSIVAS, curtindo nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI. 

O IPVA de 1% sobre o valor do veículo será cobrado para ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente. O mesmo percentual é aplicado aos veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras ou cuja posse detenham, mediante contrato de arrendamento mercantil registrado no cartório competente.

Conforme a secretaria, a alíquota de 2% é aplicada a motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até mil cilindradas.

Veículo terrestre de passeio ou utilitário, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados tem IPVA de 3,0%.

No caso de primeiro emplacamento de veículo adquirido em concessionária localizada em Rondônia, a alíquota prevista é de 0,5%, nos demais a alíquota é de 1%.

Como calcular o IPVA

O contribuinte deve localizar o modelo e ano do veículo na tabela para saber o valor venal. Depois, para fazer o cálculo do imposto, é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Exemplo do valor venal do veículo: R$ 35.050
Alíquota: 2%
Cálculo: 35.050 x 0,02 (R$ 701 é o valor que será cobrado no IPVA)

Descontos

O contribuinte que pagar o IPVA dois meses antes da data de vencimento vai ter 10% de desconto no valor do imposto. Os meses definidos para pagamento variam conforme o número final da placa.

Ou seja, placas que tiverem final 1, 2 e 3, por exemplo, têm data limite de pagamento até 29 de março.


Veja também sobre Rondônia Trânsito IPVA 2018
Loading...
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo