Banner juvino publicidade

Regional

Economia! 30/12/2017 21:26 Fonte: G1 de Rondônia

Veja a tabela do IPVA 2018 de Rondônia e saiba como calcular o imposto

Proprietários que pagarem IPVA com dois meses de antecedência terão desconto de 10% na tabela. Impostos de mais de 700 mil veículos serão recolhidos.

A Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin-RO) divulgou, nesta semana, o calendário com a tabela de descontos para os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A consulta dos valores para cada veículo pode ser feita no site da Sefin, informando o Renavam.

Segundo o coordenador geral da Receita Estadual, Wilson Carvalho, proprietários de 734 mil veículos terão que pagar pelo IPVA em 2018.

O cálculo do imposto pode ser feito a partir do valor venal do veículo, considerando o preço disponível na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela Fipe.

ATENÇÃO: Acompanhe mais noticias EXCLUSIVAS, curtindo nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI. 

O IPVA de 1% sobre o valor do veículo será cobrado para ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente. O mesmo percentual é aplicado aos veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras ou cuja posse detenham, mediante contrato de arrendamento mercantil registrado no cartório competente.

Conforme a secretaria, a alíquota de 2% é aplicada a motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até mil cilindradas.

Veículo terrestre de passeio ou utilitário, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados tem IPVA de 3,0%.

No caso de primeiro emplacamento de veículo adquirido em concessionária localizada em Rondônia, a alíquota prevista é de 0,5%, nos demais a alíquota é de 1%.

Como calcular o IPVA

O contribuinte deve localizar o modelo e ano do veículo na tabela para saber o valor venal. Depois, para fazer o cálculo do imposto, é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Exemplo do valor venal do veículo: R$ 35.050
Alíquota: 2%
Cálculo: 35.050 x 0,02 (R$ 701 é o valor que será cobrado no IPVA)

Descontos

O contribuinte que pagar o IPVA dois meses antes da data de vencimento vai ter 10% de desconto no valor do imposto. Os meses definidos para pagamento variam conforme o número final da placa.

Ou seja, placas que tiverem final 1, 2 e 3, por exemplo, têm data limite de pagamento até 29 de março.


Veja também sobre Rondônia Trânsito IPVA 2018
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo