Banner juvino publicidade

Regional

Regional 05/12/2017 13:18 Fonte: Assessoria

Moradores do Distrito de Itaporanga agora tem acesso à rede de abastecimento de água tratada

Sistema composto por redes e adutoras foi entregue neste mês de novembro aos moradores

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS) apontam que mais de 50% da população de Rondônia não tem acesso à água tratada. Este número preocupante vem sendo reduzido com o trabalho da Nascentes do Xingu, que por meio da Águas de Pimenta Bueno e em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou a inauguração da rede de abastecimento do Distrito de Itaporanga. 

Localizado a 6 quilômetros da área urbana de Pimenta Bueno, o Distrito de Itaporanga ainda não tinha acesso à rede de água tratada e os moradores utilizavam apenas poços rasos para as atividades domésticas e consumo. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, a concessionária entregou mais de sete mil metros de rede, e nos próximos meses inicia a construção e um reservatório com capacidade de 200 mil litros. 

ATENÇÃO: Quer acompanhar mais informações exclusivas? CURTA nossa página no Facebook, CLICANDO AQUI!

Entregue no dia 24 de novembro, o sistema de água no Distrito de Itaporanga já beneficia diretamente mais de mil moradores.  “A chegada de água tratada de qualidade e com regularidade é motivo de alegria. Antes era uma situação muito triste, ver muitas crianças chegando com os uniformes sujos e até mesmo com a higiene prejudicada. As mães pedindo desculpa por enviarem seus filhos assim para a escola, falando que não tinha água em casa para lavar as roupas”, disse o diretor da Escola Sunta Maria Janine Favalesca, Lourisvaldo Lisboa. 

“Quando o poço secava, por várias vezes eu busquei água em baldes dos vizinhos. Tomava banho com caneca, porque no chuveiro não saia nada. Para quem trabalha no campo é horrível chegar em casa e não ter água”, contou Hélio Moura, morador do Distrito do Itaporanga há oito anos. 

Para o diretor-presidente da Águas de Pimenta Bueno, Themis de Oliveira, o objetivo da Nascentes do Xingu nas cidades onde atua em Rondônia é mudar o cenário do saneamento e tornar os municípios referência. “Infelizmente a região norte ainda sofre com a falta de saneamento básico. É uma questão de saúde pública devido às doenças causadas por uso de água contaminada, que se proliferam nas áreas carentes desses serviços básicos. Nossa missão é universalizar o acesso à água tratada e a rede de coleta e tratamento de esgoto na área urbana dos municípios onde atuamos. É um trabalho que conta com a parceria de todos, da empresa, da população e do poder público, mas que traz benefícios imensuráveis sempre que conquistado”, finaliza Oliveira. 

A Prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque, que participou da inauguração da rede de abastecimento ao lado de autoridades municipais, comemorou a chegada da água tratada para os moradores. “Esse dia marca um novo tempo no Distrito de Itaporanga, pois há anos os moradores sofrem com a falta de água, principalmente na época de estiagem. Sabemos que a água tratada traz dignidade, saúde e crescimento econômico e os moradores merecem esta qualidade de vida”, ressaltou. 

OBRAS CONTINUAM - Para acompanhar o crescimento do Distrito de Itaporanga, nos próximos meses a concessionária já inicia a construção de um reservatório com capacidade de armazenar 200 mil litros de água. Atualmente, residem no município mais de 13 mil famílias que já contam com o acesso à agua tratada com qualidade e regularidade. 

Para mais informações sobre as ações e obras realizadas pela Águas de Pimenta Bueno, acesse www.aguasdepimentabueno.com.br


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo