Regional

Povo unido! 12/11/2017 13:10 Fonte: Planeta Folha - por Dr. Ronan Almeida de Araújo

Sem apoio da prefeitura e da Câmara Municipal de São Miguel, moradores da linha 98 consertam bueiro por conta própria

Cansados de esperar o apoio da prefeitura e dos vereadores de São Miguel, moradores da linha 98, km 06, fizeram serviços que são de responsabilidade da Secretaria de Obras do município, para desentupir uma manilha que estava impedindo a saída de água proveniente de enchente que ocorreu na semana passada devido às fortes chuvas que caíram no município. Como as águas estavam passando por cima da estrada e impedindo a travessia dos moradores da linha, os mesmos resolveram por conta própria fazer a limpeza do local para que as águas possam correr naturalmente e assim dar passagem às famílias que usam a linha para chegar até a cidade e retornar para suas casas. 

Os moradores procuraram o prefeito Cornélio Duarte e também os vereadores para ajudá-los a resolver a situação, porém não houve nenhuma resposta positiva por parte da administração e do poder legislativo, fazendo com que os moradores da linha se unissem para providenciar eles mesmos a limpeza da manilha e conseguiram tirar toda lama e pedaços de paus que estavam impedindo o curso das águas que na linha 98, km 06, do município de São Miguel do Guaporé. 

Os moradores relatam que em alguns lugares da zona rural de São Miguel estão ocorrendo o mesmo problema como o da linha 98. É o caso, por exemplo, da linha 102, que há lugares que precisam de colocação de bueiros para liberar o tráfego de pessoas e veículos, porém a prefeitura esteve fazendo serviço no local sem se atentar para a construção de serviços de saída de água, forçando os moradores a fazer valetas por conta própria inclusive na hora da chuva para o escoamento da água e a liberação da estrada para que os moradores pudessem utilizar a linha. 

Para receber noticias exclusivas em seu Facebook, é só CLICAR AQUI, e curtir a nossa página!

O mais impressionante é que o atual prefeito do município de São Miguel Cornélio Duarte teve apoio de quase 80% dos moradores da zona rural porque na administração passada alegavam que o ex-prefeito não dava muita atenção à situação semelhante à que está acontecendo agora. Porém, a população está sofrendo mais agora do que na época em que Zenildo Pereira era o prefeito de São Miguel. Os moradores divulgaram um vídeo e o compartilharam nas redes sociais mostrando a realidade que hoje eles estão enfrentando para protestar contra a falta de apoio da prefeitura e também dos vereadores para ajudá-los na solução de seus problemas relacionados à precariedade das linhas nesse período de chuva, que sem a assistência contínua e permanente da Secretaria de Obras, muitos moradores terão prejuízos na comercialização de suas produções, pois sem uma boa estrada, eles ficam impedidos de trazer seus cereais para comercializá-los na cidade. 

Na verdade, o atual prefeito e a maioria dos vereadores ganharam as eleições e agora estão dando as costas para as pessoas que mais precisam de atenção do poder público. Os trabalhadores hoje se sentem enganados e já cansaram de esperar que a atual administração faça algo para melhorar a situação dos produtores, que resolveram protestar contra o prefeito e contra os vereadores para que tanto o poder executivo quanto o legislativo possam daqui pra frente dar apoio à luta dos moradores que se sentem lesados e ludibriados pela administração do prefeito Cornélio Duarte, que teve apoio irrestrito dos eleitores da zona rural, mas agora não dá atenção como merecem os produtores rurais que são as pessoas que mais precisam de ajuda para ter condições de produzir e a certeza de que seus produtos poderão ser vendidos na cidade, pois eles vivem basicamente da produção de cereais, como milho, arroz, feijão, café, leite e hortifrutigranjeiros para sobreviver. 

Texto: Ronan Almeida de Araújo é jornalista e registrado no Ministério do Trabalho sob o número 431-98/RO.

Confira os videos abaixo, o primeiro foi feito antes dos bueiros serem limpos, o segundo foi feito após a limpeza:


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo