Banner juvino publicidade

Política

GAECO e PF 11/09/2018 07:35 Fonte: Tribuna PR

Beto Richa e Fernanda Richa são presos em Curitiba pela operação do Gaeco

O mandados foram cumpridos a mando do juiz Fernando Fischer, da 13º Vara de Curitiba.

Foram presos, na manhã desta terça-feira (11), o ex-governador e candidato ao senado Beto Richa, sua esposa Fernanda Richa. A prisão do ex-governador ocorreu por conta da operação Patrulha Rural, do Gaeco, o Grupo  de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Paraná. Há ainda um mandado de prisão contra o empresário Joel Malucelli.

Por volta das 5h50, policiais já estavam no apartamento do casal no bairro Mossunguê, em Curitiba, onde permanecem.  A ação do Gaeco faz parte da operação Patrulha Rural e as prisões são temporárias, ou seja, por cinco dias, podendo ser prorrogada por mais cinco. O mandados foram cumpridos a mando do juiz Fernando Fischer, da 13º Vara de Curitiba.

Além de Beto e Fernanda Richa, o ex-secretário Deonilson Roldo também foi preso na operação do Gaeco. Foram presos ainda Pepe Richa, irmão de Beto Richa e ex-secretario de Infraestrutura, Ezequias Moreira, ex-secretário de cerimonial, e Luiz Abib Antoun, parente do ex-governador.

Em nota, a governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti informou que não aceita desvio de conduta e que a operação faz parte de uma ação de combate a fraudes em licitações.

“Piloto”

Simultaneamente, a casa do ex-governador foi alto de mandados de busca e apreensão da 53ª fase da Operação Lava Jato, que investiga propinas supostamente feitas pelo setor de operações estruturadas da empreiteira Odebrecht. 

Além de Curitiba, a PF cumpre 36 ordens judiciais em Salvador, São Paulo, Lupianópolis (PR) e Colombo (PR).

O objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

O nome da operação foi dado em referência ao apelido de Richa na planilha da empreiteira.


Veja também sobre Polícia Paraná
Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo