Banner juvino publicidade

Política

Agricultura 04/04/2018 06:20 Fonte: Da Assessoria para o Planeta Folha - Texto e fotos: Ricardo Barros

Cacau Clonal tem investimento intensivo da Secretaria Municipal de Agricultura de Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), investe em tecnologia para melhorar a rentabilidade dos produtores rurais do município. A Semagri trabalha na produção de mudas de cacau clonal.

Na semana passada, na propriedade do produtor Vando Borchardt, localizada na RO-383 no km 01 lado sul, os produtores de Rolim de Moura aprenderam conceitos teóricos como: importância da enxertia no cacaueiro, colheita e preparo de hastes, importância do jardim clonal e tratamento fitossanitário do enxerto. Já na prática, as técnicas ensinadas foram voltadas para o preparo de ferramentas e de hastes para a enxertiagarfagem ou lateral. O treinamento teve como objetivo auxiliar os produtores rurais na produção de mudas e aplicação correta da enxertia na cacauicultura e outras culturas produzidas.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Dionísio Pereira “Goiaba”, foram distribuídas mais de 10 mil mudas de cacau para os produtores de Rolim de Moura. Toda a técnica de produção de mudas conta com o apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), coordenada pelo superintendente de Rondônia, Cacildo Viana.

Foram selecionadas hastes para enxerto procedentes de matrizes de cacau com elevada produção de frutos, possibilitando ao agricultor um maior lucro com a produção de cacau e seus derivados, como a produção de chocolate, em uma menor área.Os brotos basais vieram da propriedade do produtor Claudio Coimbra, do Distrito de Tarilândia, no município de Jaru (RO), ao todo foram 07 variedades, sendo elas: CCNS1, BN 34, CCN10, SJ 02, PH 9, EEOPE 41 e PS1319.

Para o vereador Chico do Sindicato, defensor nato da agricultura familiar, o Cacau vem de encontro ao anseio de mais uma cultura para o município, valorizando diretamente os produtores. “A agricultura familiar salvará, não só o nosso município, mas todo o Brasil da crise financeira”, destacou.

"Planeta Folha" também está no FacebookTwitterYouTube e Instagram!


Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo