Banner juvino publicidade

Política

Politica 14/11/2017 11:29 Fonte: Assessoria

Ministro Blairo Maggi visita produtores de café clonal em Rolim de Moura

Na última sexta-feira (10/11), o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, acompanhado do Prefeito Luizão do Trento, primeira dama Carla Schock, vereador Chico do Sindicato, deputada federal Marinha Raupp e senadores da república Valdir Raupp e Ivo Cassol, visitaram o viveiro Santana  localizado na linha 168 sul em Rolim de Moura (RO), o único viveiro do estado de Rondônia com produção de café clonal 100% via tubete, o qual proporciona mudas de alta qualidade, livre de enovelamento de raízes, nematoides e doenças.

Logo após, visitaram a propriedade do Produtor Reinaldo Caffer, atualmente o maior produtor de café do tipo clonal no estado, onde puderam conhecer um pouco mais sobre sua história, sua plantação e os seus planos para o futuro.

Para receber noticias exclusivas em seu Facebook, é só CLICAR AQUI, e curtir a nossa página!

Dando sequencia a agenda do Ministro, a comitiva seguiu viajem até a cidade de Alta Floresta do Oeste, onde o Maggi, participou de um Ciclo de Debates e Mesa Redonda, a “Importância da Produção do Café em Rondônia e no País”. A visita do ministro foi proposta pelo senador Ivo Cassol (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, e pelo deputado federal Luiz Claudio (PR), membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. Tanto o senador quanto o deputado presidiram a reunião.

O Ministro Maggi disse acreditar que a indústria do setor deverá ir para o estado em função dessa produção e observou que o estado, assim como o Pará, está despontando muito na agricultura e na pecuária. “Há um futuro gigante pela frente. Rondônia tem uma vantagem,  a navegação pelo Rio Madeira para escoar sua produção. Tem também uma posição privilegiada com a saída para o Pacífico e ainda pode abastecer países andinos com produtos da região”.

“O estado já é o segundo maior produtor de café do país, do tipo conilon, (depois do Espírito Santo). Trata-se de uma cultura que cai muito bem aqui. A Embrapa têm estudos fantásticos sobre a produtividade, que pode ser muito alta em Rondônia, rendendo acima de 150 a 200 sacas por hectare”, disse o ministro.

Participaram da audiência autoridades como senador Valdir Raupp (PMDB), os deputados federais Marinha Raupp (PMDB),  Nilton Capixaba (PTB) e Lúcio Mosquini (PMDB), o deputado federal pelo Estado do Espírito Santo, Evair Vieira de Melo (PV), os deputados estaduais Léo Moraes (PR), Jean Oliveira (PMDB) e Luizinho Goebel (PV), os vereadores de Alta Floresta D’Oeste, Robson Ugolini (PCdoB), Adelmo Garcia (popular Nenão – PR), Reinaldo da Idaron (PT), Valvique Ferreira (SD), vereadora Marilza da Revil Móveis (PP), Dário Moreira (PP), Maurão da Gease (PMN), Álvaro Bueno (PSDB), Alex da P-42 (DEM), o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus, o presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, também prestigiaram o evento, além de vários produtores rurais do município e da região, Prefeito Luizão do Trento, prefeitos e secretários de outras cidades.


Veja também sobre Rolim de Moura Politica
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo