Banner juvino publicidade

Política

Politica 05/10/2017 17:25 Fonte: Assessoria

Comissão de Indústria e comércio discute sobre a cadeia produtiva do peixe em Rondônia

Presidida pelo deputado Geraldo da Rondônia (PSC) a Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Cicct), reunida na manhã desta terça-feira (3), ouviu representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder) para falar sobre a cadeia produtiva do peixe em Rondônia.

O deputado disse que como representantes do povo e vendo a necessidade dos criadores em produzir e comercializar o peixe produzido em Rondônia, em especial o tambaqui. Questionou se há um projeto sobre o incentivo para a compra do peixe.

O diretor executivo da Suder, Pedro Teixeira, afirmou que o governo possui um planejamento muito definido com parceiros como Emater dando assistência técnica e com a Universidade de Rondônia (Unir) e Instituto Federal (Ifro), com pesquisas.

Pedro Teixeira falou do plano de comercialização quando o governo realizou em Ariquemes uma rodada de negócios em que comercializou R$ 11 milhões de vendas.

O governo também atua em conjunto com o frigorífico de Ariquemes com exportação, por ser o único em Rondônia com toda a documentação necessária, pois para vender o peixe tem de ter sanidade e, portanto, frigorificado. Especificamente sobre o pequeno produtor, disse que o parlamentar tem de questionar a Emater.

O deputado Geraldo refutou as ações do governo, afirmando que o preço do peixe realmente subiu, devido a saída do pequeno produtor do negócio, pois é explorado pelos frigoríficos, com redução no valor. “O pequeno está sofrendo, não há interesse dos grandes em que o pequeno exista”, afirmou Geraldo.

O representante da Suder afirmou não ter poder para interferir na negociação entre frigoríficos e produtores “e se está ocorrendo o parlamentar deve levar a denúncia ao Ministério Público”, declarou.

Deputado Geraldo afirmou que o proprietário do frigorifico é um dos maiores produtores de peixe de Rondônia. Eles não estão interessados nos pequenos. A situação está precária e vamos convocar uma audiência com todos os envolvidos para tratar do assunto.

Também participaram da reunião o deputado Anderson do Singeperon (PV) e o diretor de negócios da Suder, Geraldo Afonso.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo