Banner juvino publicidade

Política

16/04/2017 06:25

Acusado de liderar esquemas, Lula recebe título de cidadão de MT

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), "olho do furacão" em denúncias relacionadas à Operação Lava Jato, recebeu homenagem dos deputados estaduais, nesta quarta (12). O petista terá direito ao título de Cidadão Mato-Grossense, que foi aprovado em primeira votação em sessão ordinária. A proposta é de autoria do deputado Valdir Barranco (PT) e tem como relatora Janaina Riva (PMDB). 

Como justificativa, Barranco cita os ensinamentos do escritor Euclides da Cunha "o sertanejo, é antes de tudo, um forte", e afirma que essa frase se ajusta à personalidade de Lula. “Concede título de Cidadão Mato-Grossense ao Sr. Luís Inácio Lula da Silva, pelos relevantes serviços prestado a Mato Grosso”, diz trecho do documento.

A aprovação da menção gerou críticas do Movimento Brasil Livre (MBL), no qual o representante Ulisses Moraes destaca a ficha extensa do ex-presidente, em um vídeo que circula na internet. “Eis que logo antes do feriado de Páscoa, nossos deputados estaduais aprovaram em primeira votação a entrega de Título de Cidadão Mato-Grossense para o senhor Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente campeão de inquéritos no âmbito da operação Lava Jato”, ressalta, abaixo, no vídeo.

Ulisses também afirma que Lula não veio a Mato Grosso para fazer campanha, quando foi candidato à Presidência. “Nunca teve nenhum compromisso ou relação com nossa terra, com nossa gente, é apontado como chefe do maior esquema de corrupção da história”, destaca.

Lula é acusado de ser “comandante máximo” e “principal beneficiário” do esquema de corrupção instalado na Petrobras, cujos desvios estão na casa do bilhão. Ele é alvo de cinco ações penais, três estão no âmbito da Lava Jato, uma na operação Zelotes e uma na operação Janus. Três processos correm no Distrito Federal e dois em Curitiba. Paralelamente, o ex-presidente também é investigado pela Polícia Federal.

Após algumas tentativas para comandar o país, até então todas frustradas, em 27 de outubro de 2002, o sindicalista Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado pela situação, o ex-ministro da Saúde e então senador de São Paulo José Serra, do PSDB. Em 29 de outubro de 2006, Lula é reeleito no segundo turno, vencendo o tucano ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Aprovação do Titulodownload aprovacao_titulo.pdf

Fonte: RDNews


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo