Banner juvino publicidade

Política

100 anos noticiando RO 15/04/2017 07:06 por Ze Katraca

Centenário do Jornal Alto Madeira é neste sábado dia 15

Fundado pelo médico Joaquim Augusto Tanajura, primeiro prefeito (intendente) eleito pelo município de Porto Velho. Durante sua existência o jornal contou com vários proprietários, diretores/editores, entre eles: Francisco Raimundo Oliveira, Cicinato Elias Ferreira, Inácio Castro Silva,Assis Chateubriand, Carlos Augusto Mendonça, Oderlo Beleza Serpa, José Matheus Gomes, Arnaldo Fernandes Costa e Euro Tourinho.

Minha história com o Alto Madeira

Em meados da década de 1950, fui admitido como off boy no Alto Madeira, graças a intervenção do meu irmão Antônio Joaquim dos Santos que era contratado como tipógrafo, e por eu ser considerado pela minha mãe, um menino muito peralta, conseguiu que o Antônio arranjasse uma ocupação pra mim no jornal.

Minha rotina começa por volta das Seis horas da madrugada, quando chegava a oficina, para dobrar os jornais que logo seriam entregues aos assinantes, na maioria moradores do bairro Caiari além dos comerciantes do centro da cidade.Entregava também na Casa do Governador e na Casa do Diretor da Estrada de Ferro. De volta, varria todo o jornal e logo depois ia para a escola.

A tarde voltava pro jornal, para aprender o oficio de tipógrafo. Vejam só com quem aprendi a profissão. Antônio Joaquim dos Santos (meu irmão), Petrônio de Almeida Gonsalves, João Tavares, seu Celso, Paulo Machado, José Guedes, Chicorote, José Guedes, Borba, seu Boy (impressor) e Pedrinho (filho do seu Boy).

Os jornalistas entre outros eram: Ari Macedo, Petrônio, Dr. Luiz (dentista), Enos Lins e tinha um jovem que estava começando a escrever. Euro Tourinho, que tinha uma sinuca ao lado da redação do jornal, que ficava à rua Barão do Rio Branco em frente à praça Jonathas Pedrosa. Seu Euro escrevia a coluna social e assinava como Eurly Tourinho. O barato era o sucesso do tal de “caderninho azul” onde ele anotava tudo que acontecia nos eventos sociais. Que me desculpem os demais colunistas sociais, mas, até hoje nenhum escreve como escrevia o “Eurly”.

Intelectuais na redação

A redação do jornal Alto Madeira era o ponto de encontro dos intelectuais da cidade, dos ‘categas’ (funcionários públicos graduados). Ali se discutia futebol, religião, política e até sobres as meretrizes recém desembarcadas dos navios  Lobo D’almada, Leopoldo Peres e Augusto Monte Negro etc. Geralmente a conversa pegava fogo, pelas seis horas da tarde, justamente o horário das revisões das provas com as matérias que sairiam no jornal do dia seguinte.

Quando a zuada ficava insuportável, seu Arnaldo gritava: “Meninooo!” Eu já sabia e corria com a vassoura de piaçava varrendo a sala da redação. Como o piso era de taco e não existia asfalto nas ruas da cidade, conforme eu ia varrendo a poeira levantava e os “intelectuais” iam, ou para a Jonathas Pedrosa ou então tomar um cafezinho no Café Santos que ficava na Prudente de Moraes com a Sete de Setembro.

Por alguns minutos, seu Arnaldo e seu Euro Tourinho juntos com Petrônio Gonçalves  tinham alguns minutos de paz para fazer a revisão das matérias.

Centenário

Neste sábado dia 15, o Alto Madeira completa 100 anos circulando em Rondônia. 100 anos registrando os acontecimentos que tornaram Rondônia um dos estados mais promissores da nossa nação; 100 anos de informação séria, sem peleguismo e acima de tudo preservando o respeito pelos escritos dos seus colaboradores.

Alto Madeira como diz o seu Euro Tourinho, foi e é a faculdade de muitos jornalistas de Rondônia. Poucos jornais impressos no Brasil chegaram a essa idade, por isso, todos nós rondonienses, devemos nos orgulhar de contar com o Jornal Alto Madeiras.

Parabéns à família Tourinho por dirigir e manter desde o início dos anos 1960 o Alto Madeira funcionando, coisa que sabemos não foi e não é fácil.

Tenho orgulho de ter iniciado minha vida na comunicação, dentro da redação do jornal Alto Madeira!


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo