Política

100 anos noticiando RO 15/04/2017 07:06 por Ze Katraca

Centenário do Jornal Alto Madeira é neste sábado dia 15

Fundado pelo médico Joaquim Augusto Tanajura, primeiro prefeito (intendente) eleito pelo município de Porto Velho. Durante sua existência o jornal contou com vários proprietários, diretores/editores, entre eles: Francisco Raimundo Oliveira, Cicinato Elias Ferreira, Inácio Castro Silva,Assis Chateubriand, Carlos Augusto Mendonça, Oderlo Beleza Serpa, José Matheus Gomes, Arnaldo Fernandes Costa e Euro Tourinho.

Minha história com o Alto Madeira

Em meados da década de 1950, fui admitido como off boy no Alto Madeira, graças a intervenção do meu irmão Antônio Joaquim dos Santos que era contratado como tipógrafo, e por eu ser considerado pela minha mãe, um menino muito peralta, conseguiu que o Antônio arranjasse uma ocupação pra mim no jornal.

Minha rotina começa por volta das Seis horas da madrugada, quando chegava a oficina, para dobrar os jornais que logo seriam entregues aos assinantes, na maioria moradores do bairro Caiari além dos comerciantes do centro da cidade.Entregava também na Casa do Governador e na Casa do Diretor da Estrada de Ferro. De volta, varria todo o jornal e logo depois ia para a escola.

A tarde voltava pro jornal, para aprender o oficio de tipógrafo. Vejam só com quem aprendi a profissão. Antônio Joaquim dos Santos (meu irmão), Petrônio de Almeida Gonsalves, João Tavares, seu Celso, Paulo Machado, José Guedes, Chicorote, José Guedes, Borba, seu Boy (impressor) e Pedrinho (filho do seu Boy).

Os jornalistas entre outros eram: Ari Macedo, Petrônio, Dr. Luiz (dentista), Enos Lins e tinha um jovem que estava começando a escrever. Euro Tourinho, que tinha uma sinuca ao lado da redação do jornal, que ficava à rua Barão do Rio Branco em frente à praça Jonathas Pedrosa. Seu Euro escrevia a coluna social e assinava como Eurly Tourinho. O barato era o sucesso do tal de “caderninho azul” onde ele anotava tudo que acontecia nos eventos sociais. Que me desculpem os demais colunistas sociais, mas, até hoje nenhum escreve como escrevia o “Eurly”.

Intelectuais na redação

A redação do jornal Alto Madeira era o ponto de encontro dos intelectuais da cidade, dos ‘categas’ (funcionários públicos graduados). Ali se discutia futebol, religião, política e até sobres as meretrizes recém desembarcadas dos navios  Lobo D’almada, Leopoldo Peres e Augusto Monte Negro etc. Geralmente a conversa pegava fogo, pelas seis horas da tarde, justamente o horário das revisões das provas com as matérias que sairiam no jornal do dia seguinte.

Quando a zuada ficava insuportável, seu Arnaldo gritava: “Meninooo!” Eu já sabia e corria com a vassoura de piaçava varrendo a sala da redação. Como o piso era de taco e não existia asfalto nas ruas da cidade, conforme eu ia varrendo a poeira levantava e os “intelectuais” iam, ou para a Jonathas Pedrosa ou então tomar um cafezinho no Café Santos que ficava na Prudente de Moraes com a Sete de Setembro.

Por alguns minutos, seu Arnaldo e seu Euro Tourinho juntos com Petrônio Gonçalves  tinham alguns minutos de paz para fazer a revisão das matérias.

Centenário

Neste sábado dia 15, o Alto Madeira completa 100 anos circulando em Rondônia. 100 anos registrando os acontecimentos que tornaram Rondônia um dos estados mais promissores da nossa nação; 100 anos de informação séria, sem peleguismo e acima de tudo preservando o respeito pelos escritos dos seus colaboradores.

Alto Madeira como diz o seu Euro Tourinho, foi e é a faculdade de muitos jornalistas de Rondônia. Poucos jornais impressos no Brasil chegaram a essa idade, por isso, todos nós rondonienses, devemos nos orgulhar de contar com o Jornal Alto Madeiras.

Parabéns à família Tourinho por dirigir e manter desde o início dos anos 1960 o Alto Madeira funcionando, coisa que sabemos não foi e não é fácil.

Tenho orgulho de ter iniciado minha vida na comunicação, dentro da redação do jornal Alto Madeira!


Informações de contato

Planeta Folha

Rua X - 0375 - Cidade Alta - Rolim de Moura/Ariquemes - RO

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Eu curto o Planeta Folha!

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo