Política

10/04/2017 14:16

Projeto Rondon comemora 50 anos com ações em 15 municípios de Rondônia

Os 50 anos de atividades do Projeto Rondon serão comemorados em julho deste ano em 15 municípios rondonienses. Um grupo formado por 310 estudantes e professores universitários de diversas partes do País virá ao estado para realizar trabalho voluntário voltado para o desenvolvimento sustentável e bem-estar de comunidades carentes. O governo de Rondônia, prefeituras e Ministério da Defesa firmarão acordo de cooperação para a operacionalização da empreitada.

Os entendimentos para a Operação Cinquentenário do Projeto Rondon em Rondônia foram mantidos com os prefeitos de 15 municípios contemplados por meio do Ministério da Defesa.
Em julho, os rondonistas estarão nos municípios de Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, e Urupá, além de Porto Velho.

Nesta viagem, estudantes e professores de 31 instituição de ensino superior de diversos estados brasileiros vão ainda rememorar a presença dos colegas pioneiros que antecederam nas missões. O grupo terá como foco as áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.
“O Projeto Rondon tem participação importante na região com suas ações de responsabilidade social coletiva”, disse o coronel de Infantaria Paulo José Português Vasconcelos, gerente do Projeto Rondon. Ele integra a comitiva do Ministério da Defesa que veio tratar dos detalhes do acordo de cooperação.

Segundo o militar, esta é uma ação governamental que se une aos esforços dos prefeitos e lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável, além da construção e promoção da cidadania.

RESULTADOS

A Operação Rondônia Cinquentenário é uma iniciativa do Ministério da Defesa, por meio da Coordenação Geral do Projeto Rondon e terá apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e 5º Batalhão de Engenharia de Construção,
O Projeto Rondon iniciou as atividades em julho de 1967. A primeira intervenção em Rondônia trouxe 30 alunos e dois professores universitários. Eles ficaram 28 dias na região e realizaram trabalhos de pesquisa e assistência médica no então Território Federal de Rondônia.

Desde que foi lançado, o Projeto Rondon realizou 76 operações em 1.142 municípios brasileiros, onde atendeu a cerca de dois milhões de pessoas. Estas intervenções mobilizaram 21.436 universitários de 2.170 instituições de ensino superior.


Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Planeta Folha nas redes sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo