Banner juvino publicidade

Polícia

Rolim de Moura 08/06/2018 10:30 Secom - Governo de Rondônia - Texto: Adenilson Florentino

10º Batalhão da Polícia Militar é criado na Zona da Mata; medida deve garantir mais segurança à população

Municípios que compõem a Zona da Mata de Rondônia foram contemplados na tarde desta quinta-feira (7) com a criação do 10º Batalhão da Policia Militar. O decreto foi assinado pelo governador Daniel Pereira durante solenidade realizada no Quartel da PM em Rolim de Moura. O local era sede da 4ª Companhia de Polícia Ostensiva de Fronteira e atende a um antigo clamor da sociedade.

A criação do 10º Batalhão da PM dá autonomia administrativa e gerencial ficando subordinado ao Comando Geral. Para que o Batalhão fosse criado, foi realizado um estudo que levou em consideração diversos fatores que redistribui o efetivo ajudando a garantir a segurança da população.

O reflexo dessa mudança passa a ser observado nas ruas dos municípios e distritos. Com a reestruturação da tropa, aumentará a quantidade de profissionais em segurança disponíveis para a região, o que garante melhorias no atendimento à população. “A criação do 10º Batalhão representa um avanço no setor de segurança da região. Com isso, quem ganha é a comunidade”, disse o governador Daniel Pereira durante a assinatura do decreto.

Compõem o 10º Batalhão de Polícia Militar do estado de Rondônia os municípios de Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste e seus respectivos distritos com uma população de 143.022 habitantes.

Com a criação do Batalhão, também foi criada a 3ª Companhia  no município de Alta Floresta e o Pelotão em Santa Luzia, onde estarão subordinados os municípios de Alto Alegre e Parecis.

Histórico da criação da Polícia Militar em Rolim de Moura 

No dia 12 de agosto de 1982, fora instalado um Destacamento de polícia militar, no então chamado Distrito de Rolim de Moura/RO, na época pertencente ao município de Cacoal/RO, tendo sido designado como primeiro comandante o sargento PM Gladstones Tavares Amorim. 

No ano de 1985, por necessidade da localidade que se desenvolvia a passos largos, o então destacamento de Policia Militar passou a ser um Pelotão tendo como seu primeiro oficial comandante o tenentePM Elder Pereira Ramos, que permaneceu no comando por um período de dois anos. 

No dia 01 de março de 1987, seguindo a marcha do desenvolvimento, com a necessidade de aumento do efetivo para atender a demanda local, o pelotão de polícia militar de Rolim de Moura, passou a ser denominado 4ª Companhia de Polícia Ostensiva, sendo subordinado ao 2º Batalhão de Policia Militar, com sede no município de Ji-Paraná, assumindo em sua subárea todos os municípios da região conhecida como Zona da Mata, sob o comando o 1º Ten PM Mário Adolfo Coterba que permaneceu na função até o ano de 1991. 

Ainda no ano de 1991, sob o comando do então Cap. PM Sergio Jacinto, a 4ª Companhia de Policia Militar, deixa de ser subordinada ao 2º Batalhão de Polícia e volta a ser subordinada ao 4º Batalhão com sede em Cacoal/RO, passando a se denominar 2ª Companhia de Policia Militar do 4º Batalhão de Policia Militar. 

No ano de 2014, a partir do decreto nº 19029, de 16 de julho daquele ano, seguindo uma política nacional de segurança publica, de priorização da faixa de fronteira do País, o quartel passa a ser denominado 4ª Companhia de Policia Ostensiva de Fronteira. Denominação que ostenta até a presente data. 


Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo