Polícia

Quadrilha desarticulada 07/11/2017 16:54 G1 RO

Quadrilha que emite certificados falsos de nível superior é desarticulada em Rondônia

Instituição de ensino está instalada em 14 localidades do estado. Suspeitos são investigados por falsidade ideológica, estelionato e possível lavagem de dinheiro.

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) deflagra na manhã desta terça-feira (7) a Operação Apate. As investigações constataram que uma organização criminosa oferece cursos de graduação e pós-graduação falsos e sem a autorização do Ministério de Educação (MEC). A operação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim (RO), cidade a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho.

O órgão informou que estima que a instituição possui atualmente 1.300 alunos matriculados, além das pessoas que tiveram a impressão do certificado de conclusão falsificados. A organização criminosa é investigada pelas práticas de estelionato, falsidade ideológica, crimes contra as relações de consumo e possível prática de lavagem de dinheiro.

Conforme o MP-RO, a organização criminosa presta serviços educacionais e enganou alunos ao afirmar que possuía autorização para emitir certificados de graduação e pós. A investigação apontou ainda que os diplomas falsos foram adquiridos ilegalmente de outras instituições de ensino. Foi constatado que a quadrilha está instalada em 17 localidades, sendo 14 em Rondônia.

Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 23 de condução coercitiva. Os mandados são cumpridos em parceria com a Polícia Civil. O Poder Judiciário decretou contra os investigados a indisponibilidade de bens, obrigação de entrega de passaportes e proibição de se ausentarem do país.

Apate
O nome da operação vem da mitologia grega, sendo Apate um espírito feminino que personifica o engano, o dolo e a fraude, em alusão aos crimes cometidos pela quadrilha.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo