Banner juvino publicidade

Mundo

Grave doença! 21/07/2017 12:33 Da ONU News

Surto de cólera no Iêmen já é o maior do mundo

Mais de 5 mil pessoas por dia apresentam sintomas de diarreia aguda ou de cólera no Iêmen no que já é o "maior surto da doença do mundo", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde  27 de abril passado já foram registrados no país 368.207 casos suspeitos e 1.828 mortos, segundo informação da ONU News.

A prioridade da OMS é estender os serviços de atendimento que "estão funcionando",  uma vez que mais de 99% dos pacientes suspeitos de cólera sobrevivem quando têm acesso aos serviços de saúde. A agência da ONU trabalha com parceiros para encontrar recursos e tem como prioridade as intervenções que tratem os afetados de forma eficaz e reduzam o alastramento da doença.

As atividades da OMS incluem melhorar o acesso à água potável e ao saneamento,  criar centros de tratamento, capacitar profissionais de saúde, reforçar a vigilância e atuar com as comunidades na prevenção.

Tratamento

Outra área que merece atenção é a criação de centros para que a maior parte dos pacientes recebam a terapia de reidratação oral e o tratamento da doença que afeta aos mais vulneráveis. Cerca de 41% dos pacientes suspeitos são crianças menores de 15 anos. Um terço das mortes ocorre em pessoas com mais de 60 anos.

A outra necessidade é quebrar o que a OMS chama de "círculo vicioso de desnutrição e diarreia" no país, onde 17 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar. A "desnutrição piora a diarreia e a diarreia leva à desnutrição", destaca a agência.

Em comunicado separado, o Escritório dos Direitos Humanos das Nações Unidas revela já ter registado 13.609 vítimas civis do conflito armado no país, que incluem  5.021 mortos e 8.588 feridos em vários incidentes. O escritório alerta que o número total "pode ser muito maior", e cita estimativas sugerindo mais de 11 mil mortos desde o início dos confrontos há mais de dois anos.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo