Mundo

Ataque mundial! 13/05/2017 06:29 Folha de São Paulo

Mega-ciberataque derruba sistemas de comunicação ao redor do mundo

Um mega-ciberataque derrubou sistemas de comunicação na Europa e nos Estados Unidos durante a manhã desta sexta-feira (12).

Na Espanha, foram hackeadas as redes internas da Telefónica e outras empresas, e funcionários foram orientados a desligar seus computadores. Nas telas, apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins equivalente a US$ 300 (R$ 940) para reativar o sistema –o valor subiria com o passar do tempo.

Relatos de funcionários indicam que também foram afetados os sistemas da seguradora espanhola Mapfre e dos bancos Santander e BBVA.

No Reino Unido, diferentes hospitais públicos enfrentaram problemas após um ataque análogo contra seus sistemas de tecnologia. O bloqueio de computadores não impediu o oferecimento de serviços.

Segundo o portal IT Security News, ao menos 11 países foram afetados nas últimas horas.

O ataque é resultado de um vírus "ransomware", que exige um resgate para o retorno do funcionamento do sistema operacional, e se espalhou por meio de uma falha do Windows.

Informações preliminares dos ataques registrados na Espanha indicam que se trata de uma ação com origem na China.


Veja também sobre Mundo Ataques

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Eu curto o Planeta Folha!

Licença Creative Commons
Os conteúdos e dados deste site estão publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional — Atribuir Fonte - Compartilhar Igual..
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo