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Entrevistas

Dúvidas e dicas! 20/07/2018 10:57 Fonte: Agência do Radio Mais

Presidente de associação de bureaus de crédito tira dúvidas sobre cadastro positivo de consumidores

Elias Sfeir é o presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito

Começa agora mais um Agência Entrevista. Meu nome é Paulo Henrique Gomes, repórter da Agência do Rádio Mais, e hoje nós vamos falar com o Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Hoje, nós vamos conversar sobre o PLP 441/2017, que trata do novo cadastro positivo e está em tramitação no Congresso Nacional. Nesta edição do programa, vamos entender um pouco sobre a matéria e esclarecer pontos que interessam aos consumidores de todo o país.

Elias, muito obrigado por aceitar o nosso convite. Eu gostaria de começar perguntando o que é o Cadastro Positivo e quais os benefícios que oferece para os consumidores e para as empresas?

Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

“Bom, o Cadastro Positivo permite às empresas que concedem créditos, uma avaliação individual e mais precisa do histórico de crédito do consumidor. Com isso, o novo modelo do Cadastro Positivo pode proporcionar créditos mais acessíveis e baratos por meio da diminuição dos riscos da oferta de crédito e maior concorrência no mercado de crédito e pela criação da nota de crédito. Além de tudo, possibilitará a inclusão de 22 milhões de pessoas no mercado de crédito”.

Qual a diferença entre o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo?

Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

“Essa é uma pergunta bastante feita em várias entrevistas que eu acabei dando. A diferença é que o Cadastro Negativo se concentra nos pagamentos que o consumidor não conseguiu realizar. Ou seja, é um cadastro de inadimplentes. Já o Cadastro Positivo inclui os pagamentos que os consumidores ou as empresas honraram. E ele relaciona-se muito com os bons pagadores”.

O nome do consumidor pode ser incluído no Cadastro Positivo sem autorização dele?

Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

“Com a nova legislação, todos terão seu nome incluído no primeiro momento. Mas a inclusão será comunicada ao consumidor em até 30 dias. Além disso, as informações do Cadastro só podem ser compartilhadas 60 dias após a abertura do Cadastro. E pode sair no momento que quiser”.

Elias, quem pode consultar as informações do Cadastro Positivo e que tipo de informação consta no Cadastro? Essa pergunta é interessante porque muitas críticas estão sendo feitas em relação à exposição dos dados dos consumidores.

Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

“As informações do Cadastro Positivo só podem ser usadas para análise de créditos e de negócios por empresas aptas a operar e receber dados positivos. E contam com a ferramenta adequada para garantir a segurança das informações".

O consumidor tem algum gasto para incluir o nome dele ou fazer alguma consulta no Cadastro? E após fazer parte, ele pode pedir a retirada do nome dele quando quiser?

Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

“Não. Nenhum custo vai entrar para consultar ou sair, se assim o consumidor preferir. Se ele quiser sair, ele sai no momento que ele quiser.

E pensando e uma escala mais abrangente, o novo Cadastro Positivo pode, de alguma forma, contribuir para o crescimento econômico do país?

Elias Sfeir, presidente Executivo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

“Em países que têm Cadastro Positivo - são mais de 70 países no mundo - a economia é vibrante. A relação entre credor e consumidor é muito mais equilibrada, porque, uma vez o consumidor tendo a nota de crédito, ele também pode bater em vários agentes de crédito e negociar uma taxa mais justa para ele. E tem mais segurança para os agentes de crédito. A economia acaba se acelerando e traz todos os benefícios econômicos e sociais que um país precisa”.

Maravilha, Elias. Muito obrigado por aceitar o nosso convite e também, claro, pelos seus esclarecimentos sobre esse assunto. Esperamos contar com você em outras oportunidades. Esse foi o Agência Entrevista. Ficamos por aqui e até a próxima!


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