Banner juvino publicidade

Educação

Politica 14/03/2018 22:32 Fonte: Planeta Folha - Cristiano Will Lira

Delegado Morari ministra palestra em Espigão D'Oeste com o tema Separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário

O Delegado de Polícia Civil e vereador pelo município de Rolim de Moura, Renato César Morari ministrou esteve na terça-feira (13), na Escola E.E.E.M Sete de Setembro na cidade de Espigão D’Oeste/RO, na oportunidade foi ministrada uma palestra voltada ao tema Separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A palestra contou com a presença da maioria dos alunos da escola, professores e diretores nos quais passaram a entender a função de cada poder e divisão deles, o Delegado Renato César Morari explicou de forma clara como cada poder trabalha.

A palestra tinha como objetivo mostrar as diferenças entre os poderes e fazer com que os alunos tenham este conhecimento que é muito importante.

O Brasil é um país que possui três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), que atuam de forma independentes. Cada um dos poderes possui funções específicas, embora haja certo relacionamento entre eles.

Poder Executivo

É o poder exercido pelo Presidente da República (em nível federal), governadores (em nível estadual) e prefeitos (em nível municipal).

Principais funções (atribuições):

- Administrar o governo.

- Sancionar leis feitas e aprovadas pelo poder legislativo ou vetar.

- Governadores e prefeitos tomam decisões sobre construção de escolas, hospitais, creches e outros itens públicos relevantes.

Poder Legislativo

É o poder exercido por senadores e deputados federais (em nível federal, deputados estaduais (em nível estadual) e vereadores (em nível municipal).

Principais funções (atribuições):

- Fazer a fiscalização das medidas e ações tomadas pelo poder executivo no âmbito municipal estadual e federal

- Criar e aprovar leis em benefício da população.

- Aprovar leis, através de votações, feitas pelo poder executivo.

Poder Judiciário

É o poder exercido por magistrados nas diversas instâncias da Justiça. Portanto, é o poder responsável por administrar a justiça no país, possibilitando o cumprimento das leis.

- Fazer a fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo, principalmente, o cumprimento da Constituição.

- Aplicar e garantir o cumprimento das leis.

- Garantir o respeito aos direitos coletivos e individuais.

Desta maneira os alunos da Escola aprenderam a separar os poderes e aprenderam a função de cada um.

A Palestra foi muito produtiva e o Vereador Delegado Morari agradeceu a todos pela recepção e aos responsáveis pelo convite deixando se a disposição.

Fonte: Planeta Folha - Cristiano Will Lira

Informações e imagens da assessoria


Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo