Educação

Oficial! 14/11/2017 15:53 Fonte: Planeta Folha com informações de a Folha de São Paulo e INEP

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2017; Confira

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça-feira (14) o gabarito oficial das provas do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio). O Instituto é o órgão responsável pela aplicação do exame.

Os candidatos podem consultar o gabarito na internet por dois caminhos: na página do Inep, ou através do aplicativo Enem 2017, disponível para Android e iOS.

Este foi o primeiro ano em que a aplicação do Enem ocorreu em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. Na primeira semana, os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Na segunda, foi a vez de responder questões de matemática e ciências da natureza.

Para receber noticias exclusivas em seu Facebook, é só CLICAR AQUI, e curtir a nossa página!

PROVAS

Após uma polêmica que teve de ser decidida no STF (Supremo Tribunal Federal), com o fim da regra que zera textos que desrespeitem os direitos humanos, a redação do Enem 2017 teve como tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", assunto considerado por professores bastante específico, mas uma escolha acertada.

Entre as questões objetivas, filosofia foi classificada por candidatos e docentes como a prova de maior dificuldade do primeiro dia. Já no segundo domingo, embora os alunos tenham visto a matemática como grande vilã, os professores observaram um grau maior de complexidade nas perguntas sobre química e física.

NOTA FINAL

Mesmo sabendo quantas questões acertaram, os candidatos ainda não têm como calcular sua nota final, que será divulgada apenas em 19 de janeiro de 2018.

Isso porque o Enem utiliza como forma de correção a TRI (Teoria de Resposta ao Item), um processo que atribui diferentes pesos a cada questão e tenta evitar que candidatos que chutaram respostas se saiam bem.

A TRI funciona de acordo com o percentual de erros e acertos dos candidatos em cada questão da prova. Aquela questão que for acertada por muitos candidatos é considerada fácil e, portanto, vale menos pontos.

Além disso, a TRI seria capaz de perceber quando a resposta do candidato não é compatível com seus erros e acertos nas demais questões. Por isso, quando um candidato chuta uma questão no Enem, sua nota pode diminuir.

CALCULE SUA NOTA

Os candidatos podem conferir seus desempenhos no aplicativo Quero minha nota!, da Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Depois de baixar o aplicativo, o usuário deve preencher suas respostas no Enem. Então, com base no gabarito do exame, o Quero minha nota! entrega uma estimativa bastante precisa da nota no exame de cada usuário.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo