Banner juvino publicidade

Educação

Juridico 02/09/2017 13:11 Fonte: EBC - Agência Brasil

Justiça determina distribuição de livros escolares censurados em Ariquemes

A Justiça Federal determina distribuição imediata de livros escolares em Ariquemes, Rondônia. Alunos de escolas públicas municipais não receberam o material didático em 2017.

Os livros de disciplinas como ciências e geografia foram censurados por terem, na opinião de alguns vereadores e gestores municipais, conteúdos com o que eles consideram “ideologia de gênero”.

A medida de não distribuir o material didático - que é fornecido pelo Ministério da Educação, foi do prefeito de Ariquemes, Thiago Flores. Ele atendeu um pedido da Bancada Evangélica da Câmara Municipal.

No início do ano, Thiago chegou a anunciar que arrancaria as páginas de conteúdo polêmico, como um capítulo de um dos livros com o título “As Famílias”. Entre as questões o material pergunta: Como são as famílias que você conhece? E traz fotos de uma família formada por mãe, pai e filhos, outra apenas por mãe e filho. Outras duas imagens mostram uma família formada por uma criança e dois pais e outra os filhos têm duas mães.

Para os vereadores, os livros ferem o Plano Municipal de Educação entre outras coisas por apresentarem arranjos familiares de gays e lésbicas.

O Ministério Público Federal, autor do pedido à Justiça, defende que os livros passaram por um rigoroso processo técnico de escolha.

Esta semana, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que as autoridades competentes de Ariquemes distribuam, imediatamente, os livros didáticos que ainda não foram entregues aos alunos. O material não deve ter qualquer alteração em seu conteúdo, ou seja, sem páginas rasgadas. Em caso de descumprimento, a justiça determinou multa de R$ 1 mil por dia.

Na decisão, a juíza federal Maria Lúcia Gomes de Souza afirmou que não verificou qualquer apologia ou mesmo incentivo à homoafetividade, tampouco incitação à sexualidade precoce.

A prefeitura de Ariquemes não retornou nosso contato.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo