Banner juvino publicidade

Educação

Caos em Seringueiras 17/05/2017 23:45 G1/RO

Pais reivindicam reabertura de escolas fechadas há 3 meses na zona rural de Seringueiras, RO

Segundo manifestantes, escolas estão fechadas desde fevereiro por contenção de gastos. Estudantes se reuniram com a prefeita do município durante a última semana.

Alunos e pais estão reivindicando a reabertura de duas escolas municipais na zona rural de Seringueiras (RO), no Vale do Guaporé. Segundo os manifestantes, a Escola José Bonifácio e a Escola Epitácio Pessoa estão fechadas desde fevereiro por contenção de gastos. A secretária municipal de Educação diz que não vai comentar o caso.

Após uma reunião realizada na última semana entre a prefeita Leonilde Garda (PDT), estudantes, pais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), os pais dos estudantes impediram que os ônibus saíssem do pátio de uma das escolas fechadas.

Segundo os pais, a prefeitura alegou que as escolas municipais foram fechadas para contenção de gastos públicos, os alunos foram transferidos para outras duas escolas da rede municipal de ensino, sendo uma delas no perímetro urbano de Seringueiras.

“Algumas crianças mais novas precisam acordar as 5 da manhã para se arrumarem e ir para a escola. As crianças foram matriculadas em outra escola na zona rural, algumas delas precisam percorrer até 70 quilômetros para estudar, sendo 35 para ir para escola e mais 35 para voltar para casa”, conta Arlindo Neves morador da zona rural de Seringueiras.

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) da Comarca de São Miguel do Guaporé recebeu a denúncia dos pais e ajuizou uma ação contra o caso. Na ocasião, o MP obteve uma liminar do Poder Judiciário ordenando a reabertura das escolas municipais.

Porém, a Prefeitura de Seringueiras entrou com um recurso junto Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), que concedeu o agravo favorável à administração municipal e derrubou a liminar. O MP de São Miguel do Guaporé informou que deve recorrer da decisão do TJ.

A reportagem deste site, tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que informou que não vai se posicionar sobre o caso do fechamento das escolas, pois o caso já está em juízo.

Acompanhe nossa cobertura:

  1. Prefeita Leonilde Garda mantem colégios rurais fechados e manifestações aumentam deixando mais de 300 alunos sem aulas em Seringueiras
  2. Caos Total - Prefeita de Seringueiras mantem colégio fechado e mais de 120 alunos ficam sem aulas
  3. Prefeita de Seringueiras não cumpre promessas de campanha e população fecha gabinete; Vídeo

Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo